Varizes: saiba quais exercícios físicos são indicados para melhora da saúde e bem-estar das pernas
Hábitos saudáveis, atividade física e acompanhamento médico ajudam na prevenção e no controle das varizes
Muito além de um fato estético, as varizes (veias dilatadas que indicam alteração funcional da circulação venosa do organismo e problemas de refluxo de sangue) podem causar dor, sensação de peso e cansaço das pernas, além de inchaço dos membros inferiores. Isso afeta a qualidade de vida dos pacientes e gera receios, inclusive com relação à atividade física.
Parece que fazer exercícios pode levar a uma piora das varizes, mas saiba que é o contrário. De acordo com a Dra. Anna Paula Weinhardt, especialista em cirurgia vascular, isso é um mito: a prática constante de atividade física pode ser um fator fundamental a manutenção da saúde vascular e o fortalecimento de músculos importantes, como o da panturrilha, considerado o segundo coração.
“As varizes indicam uma alteração no funcionamento da circulação e o estilo de vida tem um papel central nisso, tanto para a prevenção quanto para amenizar os sintomas. Entre muitas funções, as veias são responsáveis também por levar o sangue de volta ao coração e, nas pernas, a panturrilha atua como essa bomba natural de retorno venoso. Por isso, quanto mais fortalecida mais benefícios para a saúde vascular”, complementou a especialista.
Qual o treino ideal?
Dra. Anna Paula explica que não existe um único treino obrigatório ou exercício físico específico indicado para quem tem varizes. De acordo com a médica vascular, o segredo está em equilibrar fortalecimento e movimento para melhor circulação, menos sintomas e mais qualidade de vida. Por isso, ela recomenda a combinação de dois tipos de exercícios que podem ser integrados à rotina de treinos semanal:
- Exercícios resistidos de fortalecimento muscular: a musculação e/ou a prática de exercícios funcionais, conhecidos pelo fortalecimento muscular, são excelentes aliados para a melhora do tônus muscular das pernas e atuam diretamente no bombeamento do sangue e bom retorno venoso no corpo.
- Exercícios aeróbicos: a corrida, caminhada, natação, pedalar, jogar tênis ou dança, atividades que geram movimento do corpo, auxiliam na circulação sanguínea e fazem toda a diferença na saúde das pernas.
“Além desses exercícios, aqueles de maior impacto como o Crossfit, também podem fazer parte da rotina de quem tem varizes e não são proibidos, desde que a musculatura esteja preparada e o treino seja progressivo. É preciso observar o corpo e manter sempre o acompanhamento médico para um desempenho e resultados ainda melhores”, acrescenta.
Manter uma rotina de exercícios traz ganhos reais para quem convive com varizes, entre eles:
- melhora o retorno do sangue ao coração,
- reduz o inchaço e a sensação de peso nas pernas,
- diminui dores e cansaço,
- ajuda a evitar o avanço da condição ao longo do tempo.
No entanto, o treino não atua sozinho, ele faz parte de um cuidado mais amplo, que envolve alimentação equilibrada, sono adequado e um estilo de vida mais saudável. São os hábitos do dia a dia, somados ao acompanhamento médico individualizado, que constroem resultados duradouros e sustentáveis para a circulação, bem-estar e longevidade dos pacientes”, finaliza a Dra. Anna Paula Weinhardt.
Acompanhe o nosso WhatsApp
Quer receber as últimas dicas e matérias incríveis de Boa Forma direto no seu celular? É só se inscrever aqui, no nosso canal no WhatsApp.





