Treinamento militar promete mais condicionamento físico em 45 minutos

Sessão completa para garantir definição e emagrecimento. Entenda

Por Giovana Santos
Atualizado em 21 out 2024, 16h40 - Publicado em 17 mar 2022, 12h26
treinamento militar
 (Julia Larson/Pexels)
Continua após publicidade

A rotina exaustiva faz com que inúmeras pessoas desistam de treinar por “falta de tempo”. Felizmente, hoje já existem novos métodos pensados justamente para quem tem a agenda lotada. O treinamento militar é um deles.

A atividade promete definição corporal e emagrecimento em apenas 45 minutos de aula. De acordo com o personal trainer Matheus Vianna (@semtreinonaoda), especialista em ciência da performance humana e recuperação de lesões, o treinamento militar ou Boot Camp, como é conhecido, teve origem no exército, e tinha como objetivo simular um campo de batalha para preparar os soldados.

Por isso, uma sessão é organizada em forma de circuito, com estações que têm duração de até um minuto e meio com exercícios de alta intensidade. “Esse é um treino que aprimora aptidões físicas necessárias para o nosso organismo, como o condicionamento físico e a resistência muscular,”, explica o profissional.

O professor ainda explica que dá para comparar o treinamento militar com as práticas do Crossfit, tendo em vista que no circuito, há uma combinação entre movimentos que trabalham todo o corpo, força e corrida. “O aluno pode fazer a maior quantidade possível de repetições dentro do tempo estipulado. Mas não podemos deixar de lado a qualidade das execuções”, ressalta Matheus.

BENEFÍCIOS DO TREINAMENTO MILITAR

De acordo com o médico Yago Fernandes (@yagofernandes.dr), as atividades de alta intensidade, como o Boot Camp, colocam o corpo em um estado metabólico tão acelerado que é possível manter a queima calórica por até 36 horas depois do treino. “Nota-se diferenças de duas a três semanas. É rápido, não dá para dar a desculpa de falta de tempo”, afirma.

Continua após a publicidade

E mais: o esforço pode contribuir para a liberação de hormônios importantes. Confira quais:

  • GH (Hormônio do Crescimento): “é responsável pela queima de gordura. Durante o exercício intenso, o corpo entra em um estado metabólico que promove a liberação desse agente anabólico importantíssimo”;
  • Endorfina: “hormônio responsável por promover a sensação de recompensa e bem-estar, gerando alívio e relaxamento após o treino”;
  • Catecolaminas (dopamina, adrenalina e norepinefrina): “são responsáveis pelo aumento da taxa metabólica, liberando glicose e ácidos graxos no sangue. Na medida certa, dão ao corpo a preparação necessária para aguentar a intensidade da atividade física.”

COMO FAZER O TREINAMENTO MILITAR

“A planilha a seguir é apenas uma sugestão. Devemos adaptá-la para o nosso condicionamento físico atual. Consulte um profissional de educação física para prescrever o melhor treinamento para você”, aconselha o personal.

Continua após a publicidade

Circuito: faça três séries dos exercícios abaixo, descansando dois minutos entre cada uma.

  • Agachamento – 30 segundos;
  • Abdominal remador – 30 segundos;
  • Polichinelo – 30 segundos;
  • Flexão de braço (com ou sem os joelhos no chão) – 30 segundos;
  • Corrida estacionária (no lugar) – 30 segundos;
  • Prancha – 30 segundos;
  • Passada – 8 repetições de cada lado;
  • Burpee – 20 segundos;
  • Prancha lateral – 30 segundos de cada lado;
  • Abdominal Canivete – 10 repetições.
Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.