Continua após publicidade

Tamanho dos seios pode afetar os treinos, aponta estudo

Pesquisa apontou que, dependendo do tamanho dos seios, existem dificuldades em encontrar bons tops esportivos para treinar. Saiba mais!

Por Ana Paula Ferreira
Atualizado em 21 out 2024, 16h40 - Publicado em 7 ago 2023, 10h00
Entenda qual é a relação entre o tamanho dos seios e as atividades físicas, segundo estudo
Entenda qual é a relação entre o tamanho dos seios e as atividades físicas, segundo estudo (Freepik/Divulgação)
Continua após publicidade

Quem usa números grandes de sutiã sabe bem que não dá para se exercitar sem antes vestir um bom top esportivo, com direito a alças largas e uma boa sustentação. Mas, afinal, o tamanho dos seios pode afetar os treinos?

De acordo com um estudo publicado no Journal of Science and Medicine in Sport, isso é sim possível.

Na pesquisa, os profissionais decidiram investigar os motivos pelos quais tantas mulheres permanecem sedentárias, focando no tamanho do peito como uma possível causa.

O resultado? Quanto maiores os seios, menos atividade física as mulheres fazem, especialmente exercícios mais intensos.

Como o tamanho dos seios pode afetar os treinos?

O experimento estudou 355 mulheres da Austrália, com idades entre 18 e 75 anos. Cada uma delas fez uma avaliação tridimensional de seus seios para medir com precisão o tamanho e, depois, ser categorizada como pequena, média, grande ou muito grande.

Continua após a publicidade

Os pesquisadores descobriram que, à medida que os tamanhos dos seios das mulheres cresciam, sua participação em atividades físicas diminuía.

Mulheres com peitos maiores acreditavam que o tamanho do peito as impedia de se exercitar com facilidade, mesmo em atividades de baixo impacto, como caminhar ou nadar, por exemplo. Além disso, as mulheres com seios muito grandes relataram raramente fazer corridas leves – por um bom motivo.

O motivo para isso está no tecido mamário feminino, que é pesado e sem suporte, contendo pouco tecido conjuntivo estabilizador. Portanto, os seios se movem durante os exercícios, mesmo que com o uso de sutiã.

Continua após a publicidade

Importância das atividades e acessórios corretos

Segundo o estudo, um dos grandes desafios para essas mulheres é encontrar tops esportivos resistentes e com bom suporte.

Isso porque os pesquisadores observaram que algumas mulheres com seios grandes geralmente precisam usar dois sutiãs simultaneamente para obter a sustentação suficiente para uma corrida confortável e atividades de alto impacto. Diante disso, eles as encorajaram a fazer exercícios na água.

“Natação e outras atividades aquáticas, como hidroginástica, podem ser ideais, porque as forças de flutuação da água retardam o movimento descendente dos seios”, disse ao New York Times a professora assistente da Universidade de Canberra (Austrália), Celeste Coltman, que liderou o estudo.

Continua após a publicidade

Além disso, as profissionais também criaram, na ocasião, um aplicativo gratuito que pudesse ajudar mulheres ativas a avaliarem o tamanho de seus seios e as necessidades de sutiã.

Sugestões de tops para seios grandes

Top esportivo Puma

.

Top esportivo Puma, com alças largas e costas estilo nadador.

Top esportivo regulável

.

Top esportivo feminino com zíper frontal, para atividades de alto impacto. Possui ajuste nos ombros, nas costas e zíper frontal. Tamanhos do P ao G5.

Continua após a publicidade

Top esportivo Nike

.

Top esportivo feminino Nike, com decote alto e costas modelo nadador.

Top esportivo Adidas

.

Top esportivo feminino Adidas, com costas modelo nadador e decote redondo. Possui tecido respirável, macio e refrescante e alças estabilizadoras em mesh.

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.