Remada curvada: como fazer sem machucar a lombar
O exercício exige a postura correta para evitar lesões
A remada curvada é um clássico da academia por um bom motivo: ela é excelente para fortalecer os músculos das costas. Mais especificamente, do meio e da parte superior das costas.
Sim, é isso que você leu: ele não ativa a lombar. Por isso, se você está sentindo dor nessa região quando você faz o exercício, você provavelmente está fazendo errado.
E esse erro pode levar a problemas graves na coluna.
Aqui a gente te ajuda a fazê-lo de uma forma que não leve a lesões.
COMO FAZER A REMADA CURVADA
Acessório necessário: barra.
● Carregue uma barra com anilhas e, em seguida, aproxime-se dela como se fosse um levantamento terra: fique de pé com os pés afastados na largura do quadril, depois empurre o bumbum para trás e dobre os quadris para se curvar e agarrar a barra.
● Faça uma pegada por baixo ao segurar a barra. Isso permitirá que você envolva mais o bíceps no movimento de puxar e ajudará a evitar uma posição de rotação interna.
● Mantenha a cabeça em posição neutra, olhando para o chão. Isso ajuda a evitar que a região lombar entre em extensão.
● Contraia os glúteos e o abdômen para criar tensão. Levante ligeiramente o tronco para levantar o peso do chão.
● Mova o cotovelo e o ombro para remar a barra até o topo da caixa torácica. Procure encostar a barra contra o peito, parando na posição superior, se conseguir.
● Controle o peso de volta à posição inicial, mantendo a postura.
QUAL PESO USAR NA REMADA CURVADA
Esse é um movimento com o qual você pode eventualmente fazer bastante peso. Mas não exagere e tente carregar um peso que só te permita fazer 3 a 4 repetições.
Quando você faz muito esforço nesse exercício, torna-se muito fácil padronizar a postura ruim, que pode destruir a região lombar.
Um bom ponto ideal é tentar um peso que te permita fazer 8 a 10 repetições.
QUAL A DIFERENÇA DA PEGADA NA REMADA CURVADA
Em geral, você verá a remada com barra sendo ensinada com uma pegada pronada (com a palma da mão virada para você, no caso desse exercício).
No entanto, a pegada supinada (com a palma da mão para fora) é a melhor maneira de fazer o movimento se você está começando. Isso ocorre principalmente porque permite que você recrute mais bíceps.