Avatar do usuário logado
Usuário
OLÁ, Usuário
Ícone de fechar alerta de notificações
Avatar do usuário logado
Usuário

Usuário

email@usuario.com.br

Treino eficiente: quanto descansar e quantas vezes trabalhar cada grupo muscular?

Conversamos com personal trainers para descobrir as recomendações

Por Juliany Rodrigues
27 out 2025, 14h00 • Atualizado em 28 out 2025, 14h24
Quantas vezes por semana cada grupo muscular deve ser treinado
Respeitar o tempo de descanso necessário é fundamental para garantir bons resultados e evitar a sobrecarga muscular | (freepik/Freepik)
Continua após publicidade
  • Seja para ganhar força, definir o corpo ou simplesmente manter a saúde em dia, a frequência de treino de cada grupo muscular é um dos fatores que mais fazem a diferença nos resultados que você vai conquistar.

    Enquanto o exagero nos exercícios pode levar à fadiga excessiva e até aumentar o risco de lesões, treinar pouco demais pode comprometer significativamente os objetivos fitness.

    “Quando treinamos além do recomendado, não respeitando séries e periodizações, aumentamos o catabolismo, ou seja, gastamos o músculo que era o objetivo da hipertrofia“, ressalta Anderson Téu, educador físico e personal trainer da Academia Gaviões.

    “Sem o tempo de descanso adequado, o músculo não consegue se recuperar, o que pode levar à fadiga e estagnação”, acrescenta.

    Mas, afinal, quantas vezes por semana cada grupo muscular deve ser treinado? Entenda a seguir!

    Continua após a publicidade

    Quantas vezes por semana cada grupo muscular deve ser treinado?

    No geral, é recomendando treinar cada grupo muscular duas vezes por semana. Seguindo essa orientação, é possível conquistar bons resultados sem prejudicar a recuperação, que é considerada fundamental para o processo de hipertrofia e para a prevenção de lesões.

    “Pesquisas sugerem que é necessário que cada grupo muscular descanse pelo menos 48 horas antes de ser treinado de novo, principalmente se os exercícios foram intensos”, informa Guilherme Plaza, profissional de Educação Física e especialista em treinamento de força na Bodytech Citta América (RJ).

    Mas é claro que o tempo de repouso necessário pode variar dependendo do nível de intensidade do treino e de fatores individuais do praticante.

    Continua após a publicidade

    Para Plaza, o segredo está em não sobrecarregar o mesmo grupo muscular em dias consecutivos.

    “Ou seja, se você treinou peito na segunda, por exemplo, o ideal é trabalhá-lo de novo somente na quinta ou na sexta-feira. Assim, o corpo consegue restaurar sua energia (como o glicogênio muscular), reparar os tecidos e voltar ainda mais forte”, conclui Guilherme.

    Acompanhe o nosso WhatsApp

    Quer receber as últimas dicas e matérias incríveis de Boa Forma direto no seu celular? É só se inscrever aqui, no nosso canal no WhatsApp.

    Continua após a publicidade

     

     

    Publicidade

    Essa é uma matéria fechada para assinantes.
    Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.