Quantas calorias você realmente queima em um treino de musculação?
Fórmula pode ajudar a calcular a queima calórica durante o treino, mas não passa de apenas uma estimativa. Saiba mais!

A musculação está entre as atividades físicas mais populares, e uma das principais dúvidas entre os praticantes é: quantas calorias gasta em um treino?
Quantas calorias você gasta em um treino de musculação
Existe uma fórmula que pode ajudar a calcular a queima calórica durante o exercício. A mais utilizada é aquela que se baseia em três informações: o MET (Equivalente Metabólico da Tarefa), a duração do treino e o peso corporal do indivíduo. O MET da musculação pode variar entre 3,5 e 6, dependendo da intensidade dos movimentos.
Calorias queimadas = MET x Peso corporal (kg) x Duração (horas)
Seguindo essa fórmula, se uma pessoa de 60kg pratica musculação de intensidade baixa por 1 hora, ela queimará 210 calorias. Porém, vale lembrar que esse resultado é apenas uma estimativa. Diversos fatores, como quantidade de massa muscular, o nível de condicionamento físico e outras características individuais de cada um, podem influenciar na queima calórica durante o treino de musculação.
Os exercícios que mais queimam calorias
Conheça agora alguns dos exercícios de musculação que mais queimam calorias, segundo o Leandro Twin, profissional de educação física da Growth Supplements:
Membros superiores
Entre os exercícios para o peitoral, Leandro explica que a flexão de braço é a que mais queima calorias porque inclui também um exercício de prancha, trabalhando de forma bem intensa o abdominal.
Para o dorsal, ele sugere a remada com pegada pronada, que permite usar uma carga maior. Vale ressaltar, contudo, que é preciso ter atenção com a postura. Então, estufe o peito e empine o bumbum para ficar na posição correta.
Quanto aos ombros, o personal trainer afirma que a melhor opção é o desenvolvimento militar.
Já dentre os exercícios de bíceps, o movimento executado na barra paralela é o preferido, pois usa todo o corpo. “Nesse exercício você vai usar o abdômen, ombro e peito. Mas, para focar no tríceps, desça o corpo reto, com os cotovelos apontando para trás”, comenta ele.
“Para o trapézio, a remada alta vai queimar muito mais calorias do que um exercício isolador porque recruta, também, antebraço, bíceps, deltoide lateral e trapézio. O segredo para fazer a pegada correta é segurar a barra com os polegares abertos, encostando um no outro. Depois, só recolher os polegares e executar”, orienta o profissional.
Por fim, a rosca direta é a melhor escolha para os bíceps e a rosca inversa, para o antebraço. “Aqui, o segredo é ter uma base eficiente: mantenha um pé na frente e o outro atrás. Trave o ombro para trás e estabilize o movimento”, complementa Twin.
Coxas e bumbum
Para trabalhar membros inferiores, escolha o agachamento livre para coxa, o stiff com barra para o posterior de coxa, a elevação pélvica para os glúteos e gêmeos em pé na máquina para a panturrilha.
“Já quando se trata de abdominal, o que vai queimar mais calorias é, sem dúvida, o infra na paralela”, aponta o profissional.