Continua após publicidade

Pular corda emagrece? Descubra quantas calorias você pode queimar!

Prática pode até ajudar quem busca perder peso, mas deve ser combinada com uma dieta adequada

Por Giovana Santos
Atualizado em 6 nov 2024, 13h44 - Publicado em 4 nov 2024, 18h00
mulher segurando uma corda com roupas de treino
Pular corda pode ajudar a emagrecer? | (diana.grytsku/Freepik)
Continua após publicidade

Quem acha que pular corda é brincadeira de criança está muito enganada. A prática pode trazer inúmeros benefícios para o corpo, independentemente da idade. Mas a pergunta que não quer calar é: será que emagrece? Veja mais sobre a modalidade:

Entendendo o emagrecimento

Primeiro, vale entender como a perda de peso ocorre. De acordo com o personal trainer Matheus Vianna, criador do método “Treinando Sem Dor”, o processo envolve diversas variáveis (alimentação, treinos, sono adequado… e por aí vai).

Mas, resumidamente, é preciso adotar alguns hábitos para que você consuma menos calorias do que gasta no dia. “É nesse momento que o exercício físico entra em jogo: para auxiliar no consumo de energia do corpo e, consequentemente, atingir o déficit energético”, explica. No fim, a balança do emagrecimento precisa “pesar” mais para o lado do gasto do que do consumo. Entendeu?

Pular corda emagrece?

Ela é uma atividade que trabalha o condicionamento cardiovascular, aumentando a frequência cardíaca e levando o organismo a gastar muitas calorias.

Continua após a publicidade

“Não somente pelo ato de saltar repetidas vezes, mas também pela necessidade de manter uma boa postura e por exigir que o abdômen se mantenha contraído durante toda a execução do exercício. Até os membros superiores são acionados, embora predomine o trabalho de membros inferiores. Mas, inegavelmente, o corpo todo trabalha”, complementa o médico endocrinologista Dr. Francisco Tostes, sócio da Nutrindo Ideais.

Pular corda queima quantas calorias?

Essa questão é um pouco difícil de estimar, uma vez que peso, idade, alimentação e condicionamento físico atual alteram o número. “Por isso, é tão importante uma avaliação adequada antes de começar a praticar”, recomenda Matheus Vianna.

Contudo, Francisco Tostes afirma que é possível queimar até 300 calorias em um treino que dure, pelo menos, 20 minutos.

Continua após a publicidade

Outros benefícios

Os especialistas elencam:

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.