Avatar do usuário logado
Usuário
OLÁ, Usuário
Ícone de fechar alerta de notificações
Avatar do usuário logado
Usuário

Usuário

email@usuario.com.br

Como a prática de yoga transforma a consciência corporal no dia a dia

Isso ajuda a evitar de lesões e na preservação da mobilidade

Por Maraísa Bueno
17 nov 2025, 22h00 • Atualizado em 24 nov 2025, 14h46
Prática de Yoga reforça a consciência corporal, afirma especialista
Prática de Yoga reforça a consciência corporal, afirma especialista (Drazen Zigic/Freepik)
Continua após publicidade
  • Com a correria do dia a dia, muitas pessoas acabam se esquecendo de cuidar do corpo. Ao passar horas em frente ao computador sentada com posturas que ajudam com dores nas costas, além de ignorar sinais físicos de tensão, mostram comportamentos que, com o tempo, comprometem a saúde e o bem-estar. 

    O Yoga, em meio a isso, surge como uma prática capaz de restabelecer essa conexão por meio do que os especialistas chamam de movimento consciente.

    De acordo com Ravi Kaiut, professor de Yoga e especialista no Método Kaiut Yoga, a consciência corporal é um dos pilares da prática.

    “Quando nos movimentamos de forma consciente, percebemos mais claramente os nossos limites, entendemos como o corpo reage e conseguimos evitar sobrecargas que geram dor e lesões”, explica.

    Consciência corporal: O primeiro passo para prevenir lesões

    A falta de consciência corporal é um dos principais fatores por trás de dores crônicas, tensões musculares e lesões por esforço repetitivo. Ao desenvolver essa percepção, o praticante aprende a se movimentar de maneira mais equilibrada e eficiente.

    “Grande parte das lesões acontece porque a pessoa força o corpo sem perceber o que ele realmente precisa”, destaca Ravi Kaiut. “A prática consciente do Yoga cria uma espécie de mapa interno, em que cada movimento é registrado e compreendido.”

    Continua após a publicidade

    Um exercício de autoconhecimento

    Para Ravi Kaiut, a consciência corporal é também uma forma de autoconhecimento. “O corpo é o primeiro lugar onde sentimos as emoções, mas raramente paramos para escutá-lo. O Yoga ensina que, ao entender o corpo, entendemos melhor a nós mesmos”, afirma.

    “Cada pessoa tem uma história corporal diferente. O Yoga respeita isso e oferece ferramentas para que cada um explore seus próprios limites, com segurança e gentileza”. 

    Quer começar a praticar ioga? Então veja 7 dicas importantes para seguir!

    1

    Encontre um lugar tranquilo

    A prática é feita 100% no chão, então é preciso que seja um lugar plano e que você se sinta confortável para conseguir fazer as posturas de forma que não se machuque.

    Continua após a publicidade
    2

    Defina um horário

    Não precisa praticar todos os dias no mesmo horário, porém, o ideal é incluir na sua rotina para que ele seja uma prática diária.

    3

    Alimentação leve antes da prática

    Alguns movimentos de ioga têm como base o estômago, então, o ideal é se alimentar com sucos ou alimentos leves antes da prática, para evitar refluxo durante o exercício.

    Continua após a publicidade
    4

    Acessórios essenciais

    Você precisa apenas de um tapete de ioga para realizar suas atividades. Verifique se ele é antiderrapante e se possui aderência com o seu corpo. Mas caso ainda não consiga adquirir seu tapete, um cobertor pode auxiliar em suas primeiras aulas. 

    5

    Vista roupas confortáveis

    Assim como qualquer atividade que precise movimentar o corpo, a prática de ioga também exige roupas leves e confortáveis, que não te atrapalhem na hora de realizar todas as posturas. 

    6
    Continua após a publicidade

    Fuja de Distrações 

    Praticar ioga significa que você terá um momento para você, de autoconhecimento. Por isso, quanto mais tranquilo e longe de barulhos for o local da prática, melhor para que você consiga se concentrar

    Continua após a publicidade
    7

    Aumente a intensidade aos poucos

    Muitos professores de ioga dão dicas de como iniciar a prática, com posturas mais simples. Aos poucos, você vai pegando o jeito e aumentando a intensidade dessas posturas. Pri Leite é praticante de ioga há mais de uma década e é professora qualificada pela Aliança de Yoga Internacional com diversos cursos nos Estados Unidos e Índia em Bhakti, Vinyasa Flow, Hatha, Yin, Prenatal, entre outros. 

    Ela possui diversos vídeos trazendo posturas para quem deseja praticar ioga e como isso pode fazer bem para seu corpo e mente:

    Acompanhe o nosso WhatsApp

    Quer receber as últimas dicas e matérias incríveis de Boa Forma direto no seu celular? É só se inscrever aqui, no nosso canal no WhatsApp.

    Publicidade

    Essa é uma matéria fechada para assinantes.
    Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.