Prancha abdominal: principais benefícios e como incluir em seu treino
Exercício pode ser feito por pessoas de qualquer nível de treinamento, aponta especialista

Abdominal é um exercício que colabora não apenas para a movimentação, mas também para fortalecer uma região importante: o core, que auxilia na sustentação do corpo. Outra vantagem de realizar abdominais é que eles podem ser realizados em qualquer lugar, basta ser uma superfície lisa.
Dentre os diversos tipos de abdominais existentes, um deles requer equilíbrio e muita resistência: a prancha abdominal.
Guilherme Leme, gerente técnico da Bio Ritmo, destaca que um dos principais objetivos da prancha abdominal é o fortalecimento dos músculos estabilizadores do corpo (core). ”Eles envolvem as articulações do quadril e da coluna, contudo também há um trabalho dos músculos de braços e coxas neste exercício, embora não sejam os principais”.
Como fazer a execução correta da prancha abdominal?
De acordo com Guilherme, uma boa execução de prancha abdominal é a manutenção do alinhamento de quadris e coluna. “Isso preserva as curvaturas anatômicas da coluna e não deixa o quadril se aproximar do solo durante a execução”.
Outro ponto é se a prática da prancha abdominal é feita com os braços esticados. “Nesse caso, com as mãos apoiadas no solo, os músculos do braço certamente terão um trabalho aumentado e uma maior demanda muscular para manter a posição adequada”, explica o profissional da Bio Ritmo.
Qual o melhor momento do treino para fazer a prancha abdominal?
Guilherme conta que a prancha abdominal é um exercício que pode ser incluído nas atividades, mas sempre dependendo de como elas estão organizadas. “Se o foco for a força dos estabilizadores, melhor no início. Se o foco for aumentar o gasto de energia da sessão, pode ser feito em qualquer momento entre os exercícios. Se o foco for a força de membros superiores ou inferiores, é mais recomendável deixá-la para o final”, explica.
“Vale dizer que a prancha abdominal é um exercício que pode ser feito por pessoas de qualquer nível de treinamento, adaptando o nível de complexidade individualmente”, finaliza o profissional.
Veja abaixo dicas de como fazer prancha abdominal em casa:
Acompanhe o nosso WhatsApp
Quer receber as últimas dicas e matérias incríveis de Boa Forma direto no seu celular? É só se inscrever aqui, no nosso canal no WhatsApp.