Avatar do usuário logado
Usuário
OLÁ, Usuário
Ícone de fechar alerta de notificações
Avatar do usuário logado
Usuário

Usuário

email@usuario.com.br

As 9 melhores maneiras de perder gordura do braço, de acordo com a ciência

Eliminar aquela gordura corporal teimosa pode ser complicado, especialmente quando ela está concentrada em uma área específica do seu corpo

Por Giovana Santos
6 nov 2022, 09h00 • Atualizado em 21 out 2024, 16h32
perder gordura nos braços
 (Almada Studio/Pexels)
Continua após publicidade
  • O braço é frequentemente considerado uma área problemática para perder gordura, deixando muita gente se perguntando quais as melhores maneiras de deixar a região do “tchau” sequinha. 

    Felizmente, existem vários métodos que você pode usar para emagrecer e tonificar os braços. Confira:

    9 maneiras de diminuir a gordura do braço

    1

    CONCENTRE-SE NA PERDA DE PESO GERAL

    A maioria das pessoas busca por técnicas que se concentram na queima de gordura em uma parte específica do corpo, como os braços. Mas alguns estudos descobriram que a estratégia é ineficaz.

    A primeira pesquisa, feita em 104 pessoas, mostrou que completar um programa de treinamento de resistência de 12 semanas priorizando apenas os braços aumentou a perda de gordura geral, mas teve pouco impacto na área específica exercitada.

    Outro pequeno estudo, de 12 semanas, descobriu que o treinamento de resistência com foco nas pernas também foi eficaz na diminuição da gordura corporal geral, mas não reduziu a gordura corporal na perna treinada.

    Portanto, é melhor se concentrar na perda de peso geral e usar exercícios para tonificar os músculos em vez de perder gordura apenas nos braços.

    2

    COMECE A LEVANTAR PESOS

    O treinamento de resistência é um tipo de exercício que envolve trabalhar contra uma carga para construir massa muscular e aumentar a força.

    Levantar pesos é um exemplo comum. Embora possa não causar perda de gordura especificamente nos braços, pode ajudar a aumentar a perda de gordura geral e tonificar os braços para ajudá-los a parecer mais magros.

    Continua após a publicidade

    Por exemplo, um estudo de 12 semanas feito em 28 mulheres com diabetes tipo 2 mostrou que a realização de treinamento de resistência de baixa intensidade promoveu a perda total de gordura, enquanto aumentou a massa e a força muscular.

    Um outro artigo, desta vez realizado em 109 pessoas, observou que o treinamento de resistência sozinho ou combinado com exercícios aeróbicos foi mais eficaz no aumento da massa corporal magra do que o exercício aeróbico sozinho.

    Ou seja, construir massa corporal magra pode ajudar a aumentar o metabolismo e o número de calorias queimadas em repouso ao longo do dia.

    Continua após a publicidade
    3

    AUMENTE A INGESTÃO DE FIBRAS

    Adicionar algumas porções adicionais de fibras à sua dieta pode impulsionar o emagrecimento e ajudá-la a perder o excesso de gordura corporal.

    As fibras se movem lentamente pelo sistema digestivo, o que aumenta a quantidade de tempo até o esvaziamento do estômago e ajuda você a se sentir satisfeita por mais tempo.

    De acordo com um estudo com 252 mulheres, cada grama de fibra dietética consumida foi associada a 0,25% menos gordura corporal e a 0,25kg menos peso corporal ao longo de 20 meses.

    Em outra revisão, aumentar a ingestão diária de fibras em 14 gramas por 4 meses foi associado a uma redução de 10% na ingestão total de calorias e a 1,9kg de perda de peso – sem fazer outras alterações.

    Continua após a publicidade

    Frutas, vegetais, grãos integrais, nozes, sementes e legumes são alguns exemplos de alimentos nutritivos e ricos em fibras que você pode desfrutar como parte de uma dieta saudável.

    4

    COMA MAIS PROTEÍNAS

    Aumentar a ingestão de proteínas é outra maneira simples de reduzir a fome emocional e manter o apetite sob controle. Isso, por sua vez, pode apoiar o controle de peso e ajudar a reduzir o excesso de gordura corporal.

    Uma pesquisa com 20 mulheres jovens descobriu que comer um café da manhã rico em proteínas reduz a fome, aumenta a plenitude e diminui os níveis de grelina, o hormônio que estimula a fome.

    Outro pequeno estudo mostrou que consumir mais proteína de qualidade nas refeições estava associado a menos gordura na barriga. Isso sugere que uma dieta rica em proteínas pode ajudar a melhorar a composição corporal e aumentar a perda de gordura.

    Continua após a publicidade

    Carne, aves, frutos do mar, legumes, ovos e laticínios são ingredientes ricos em proteínas que podem ajudá-la a perder gordura do braço rapidamente.

    5

    FAÇA MAIS CARDIO

    Cardio é um tipo de exercício que se concentra em elevar sua frequência cardíaca para queimar calorias. Ao tentar perder gordura do braço, incluir exercícios aeróbicos em sua rotina diária é essencial.

    Estudos mostram que o cardio pode ser uma estratégia eficaz para perda de peso e pode aumentar a massa corporal magra.

    Por exemplo, um estudo com 141 pessoas mostrou que combinar 40 minutos de cardio 3 vezes por semana com um programa de controle de peso resultou em uma redução de 9% no peso corporal em apenas 6 meses.

    Continua após a publicidade

    Normalmente, é recomendável fazer pelo menos 20 a 40 minutos de cardio por dia, ou entre 150 e 300 minutos por semana. Correr, andar de bicicleta, remar, nadar, pular corda e dançar são atividades que podem auxiliá-la a atingir suas metas diárias de cardio.

    6

    REDUZA OS CARBOIDRATOS REFINADOS

    Carboidratos refinados são carboidratos que passaram por processamento, resultando em um produto final que é mais baixo em várias vitaminas e minerais importantes.

    Normalmente, os carboidratos refinados são ricos em calorias, mas pobres em fibras, o que pode fazer com que os níveis de açúcar no sangue aumentem mais rapidamente e resultem em fome.

    Embora a ingestão de grãos integrais esteja associada à diminuição do ganho de peso e da gordura corporal, comer grãos mais refinados tem sido associado ao aumento da gordura corporal.

    Exemplos de carboidratos refinados que geralmente carecem de nutrientes incluem massas, pão branco, cereais matinais e outros ingredientes pré-embalados. Em vez disso, selecione alimentos integrais como quinoa, trigo sarraceno, cevada, aveia, sorgo e espelta e desfrute com moderação.

    7

    DEFINA UM HORÁRIO PARA DORMIR 

    Além de fazer modificações em sua dieta e nos exercícios, dormir o suficiente todas as noites é outro fator importante a ser considerado para perder gordura do braço.

    Vários estudos descobriram que o sono desempenha um papel na regulação do apetite e também pode aumentar a perda de peso.

    Por exemplo, um estudo com 9 homens descobriu que apenas uma noite de privação de sono causou aumento da sensação de fome e níveis mais altos de grelina, um hormônio que estimula o apetite.

    Tente definir um sono mais regular indo para a cama no mesmo horário durante a semana, evitando distrações antes de dormir e minimizando sua exposição a estimulantes como nicotina e cafeína.

    8

    HIDRATE-SE

    Beber muita água todos os dias é muito importante quando se trata de perder gordura do braço.

    A água pode ajudar a acelerar temporariamente o metabolismo, com um estudo mostrando que beber 500 ml de água aumentou a taxa metabólica em 30% por 30 a 40 minutos.

    No entanto, certifique-se de selecionar água, chá ou outras bebidas sem açúcar em vez de bebidas açucaradas, como refrigerante ou suco. O consumo regular dessas bebidas de alto teor calórico pode aumentar rapidamente as calorias extras e contribuir para o ganho de peso ao longo do tempo.

    9

    FAÇA EXERCÍCIOS COM O PESO DO CORPO 

    Se você não tem acesso a uma academia ou está com pouco tempo, fazer exercícios com o peso corporal é uma ótima maneira de melhorar o tônus ​​​​muscular em seus braços e mantê-los com aparência esbelta.

    Os exercícios com peso corporal envolvem o uso do corpo como uma forma de resistência para aumentar a massa muscular e a força.

    Não é apenas conveniente e econômico, mas também pode produzir resultados bastante impressionantes.

    Por exemplo, um estudo com 23 homens descobriu que a calistenia — um tipo de exercício que envolve o uso mínimo de equipamentos de ginástica — foi eficaz no aumento da força da parte superior do corpo.

    Publicidade

    Essa é uma matéria fechada para assinantes.
    Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.