Avatar do usuário logado
Usuário
OLÁ, Usuário
Ícone de fechar alerta de notificações
Avatar do usuário logado
Usuário

Usuário

email@usuario.com.br

Pausa ativa na musculação: descubra seus benefícios para um treino mais eficiente

Ela ajuda no gasto calórico após um exercício de alta intensidade; veja mais!

Por Maraísa Bueno
2 jun 2025, 18h00 • Atualizado em 3 jun 2025, 17h01
.
A Pausa Ativa ajuda na recuperação e melhora na execução de exercícios (./Freepik)
Continua após publicidade
  • Você já deve ter reparado em academias que, ao finalizar a execução de uma série, ao invés da pessoa descansar completamente, ela faz uma outra atividade um pouco mais leve nos intervalos entre as séries. Essa é a chamada pausa ativa, em que ao invés de parar e esperar o tempo para iniciar a execução do exercício, você pratica movimentos mais leves ou até mesmo alongamentos durante o intervalo. 

    “Essa prática ajuda a manter o fluxo sanguíneo, acelerar a recuperação muscular e otimizar o desempenho no treino. Além disso, pode melhorar a mobilidade e prevenir tensões musculares, contribuindo para um treino mais eficiente”, escreveu o treinador de musculação e endurance, Wallace Marianno em um post publicado pela Academia  WMX.

    De acordo com a publicação, a pausa ativa ajuda na recuperação: “Uma segunda vantagem é fazer as pausas ativas durante um treino de musculação, tem a ver com aquela dorzinha que sentimos ao atingir o ponto de fadiga. Ela tem origem na acidose do metabolismo celular, um processo natural caracterizado pelo aumento da concentração de íons de hidrogênio no músculo”.

    Mas isso não é desculpa para pular os treinos de cardio! Isso porque ele ajuda em diversos outros aspectos, como no controle da pressão arterial, colesterol e até mesmo na qualidade do sono.

    Continua após a publicidade

    Como incluir a pausa ativa no meu treino?

    Wallace explica na publicação que há diversos exercícios que você pode incluir na sua pausa ativa, mas ressalta que ele deve ser leve e isso varia de pessoa para pessoa. “Uma forma de medir é usando a frequência cardíaca. Também podemos usar as pausas ativas para trabalhar musculaturas auxiliares, como, por exemplo: fazer abdominais entre séries de agachamento smith”.

     Mas isso só é feito com o auxílio de um profissional de educação física que saberá exatamente quais os melhores exercícios de pausa ativa para incluir na sua rotina de treinos. 

    Acompanhe o nosso WhatsApp

    Quer receber as últimas dicas e matérias incríveis de Boa Forma direto no seu celular? É só se inscrever aqui, no nosso canal no WhatsApp.

    Publicidade

    Essa é uma matéria fechada para assinantes.
    Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.