Pâmela Lucciola: a sabedoria do esporte na vida e na carreira como apresentadora
Atualmente apresentando o Melhor da Noite, na Band, ela concilia sua rotina agitada de gravações com as atividades físicas
Pâmela Lucciola é o exemplo de dedicação e esforço para qualquer desafio! A apresentadora, que agora faz parte do elenco fixo do programa Melhor da Noite, exibido pela Band, foi a primeira mulher nordestina a comandar um programa diário na Band, transmitido nos estados da Bahia e Sergipe, o Band Mulher.
“O Melhor da Noite foi o primeiro programa que eu fiz em rede nacional. Primeiro passei um tempo vindo da Bahia pra fazer o programa por temporada, até que, no início desse ano, me chamaram pra fazer parte do elenco fixo. Agora eu volto como apresentadora e estou muito feliz, porque sinto que foi algo conquistado mesmo. Tive que trilhar um caminho pra hoje estar como âncora de um programa no prime time da Band”, disse a apresentadora em entrevista à Boa Forma.
Mas uma coisa não pode faltar nessa rotina agitada de gravações: atividades físicas. Desde criança, Pâmela aprendeu com o esportes coisas que leva para a vida: “Comecei a praticar esporte ainda criança e fiz Ginástica Rítmica por 9 anos. Cheguei a entrar no ritmo de atleta profissional, viajava pra competir, pra representar meu estado. Era muito sério e me ensinou muito ter responsabilidade e senso coletivo. Dessa forma criei o hábito de sempre estar movimentando o corpo.”
Veja o bate-papo completo a seguir!
Atividades físicas desde criança!
Você possui uma rotina de atividades físicas? Quando você começou e sentiu que ter o exercício físico poderia fazer a diferença no seu dia a dia?
A atividade física sempre esteve na minha vida. Comecei a praticar esporte ainda criança e fiz Ginástica Rítmica por 9 anos. Cheguei a entrar no ritmo de atleta profissional, viajava pra competir, pra representar meu estado. Era muito sério e me ensinou muito ter responsabilidade e senso coletivo. Dessa forma criei o hábito de sempre estar movimentando o corpo, quando sai da GR (ginástica rítmica), fui pra capoeira, depois Crossfit, e hoje em dia sou fiel a academia, aulas de hot yoga e bike indoor.
Como você faz para conciliar a rotina de treinos com seu trabalho? E quais treinos não podem faltar na sua rotina?
Uma coisa depende diretamente da outra. A energia do exercício físico também impulsiona a Pâmela apresentadora, me dá energia. Geralmente as manhãs são de atividade física, como a primeira coisa do dia, uma entrega minha para meu próprio corpo. E Academia, hot yoga, bike indoor não ficam de fora da minha rotina!
“Meu momento!”
Como é sua rotina de autocuidado?
Acho que o autocuidado passa sempre pela questão do amor próprio. Pra você se cuidar bem, primeiro você tem que estar bem consigo mesmo. Então minha rotina de autocuidado passa por fazer coisas que me dão prazer, como escutar uma música alto em casa, comer uma comida gostosa, estar na companhia das minhas amigas.. essa fórmula de autocuidado pra mim funciona muito!
Você gosta de tirar um tempinho para cuidar da pele, fazendo sua skincare, ter aquele “meu momento”?
Sim, afinal a pele reflete muito de como estamos, né? Como uso muita maquiagem por causa da tv, então tomo muito cuidado pra lavar bastante a pele, sempre com água fria/gelada, depois tonificar e hidratar. À medida que vou acalmando a pele depois de um dia cheio de trabalho, vou me acalmando também.
Os desafios na carreira de uma mulher
A gente vê muito os desafios da mulher, ainda mais no meio de comunicação, em alcançar espaços e ter um papel importante para passar informação, entretenimento para os telespectadores. Você, que foi a primeira mulher nordestina a comandar um programa diário na Band, com transmissão na Bahia e Sergipe, o Band Mulher, sentiu isso na pele? Quais foram os seus maiores desafios?
Os desafios são muitos e todos se esbarram no machismo. Costumo dizer que perdemos muito tempo com o machismo nas nossas vidas, que nos atrasa, não só as mulheres, mas a sociedade de forma geral. Um projeto que é descredibilizado, porque é coordenado por uma mulher, quando duvidam da capacidade dessa mulher. Esses são desafios que muitas vezes vem de forma velada, nada é tão claro, tão dito, mas se a gente procurar entender vai ver que a base de tudo está no pensamento machista.
Cuidar de si é essencial!
Qual a mensagem que você pode passar para motivar as pessoas a olharem mais para si e se cuidarem por meio das atividades físicas?
Olha, pra ser bem direta: a gente sozinho morre sozinho, não é verdade? E o ideal é que você tenha autonomia sobre o próprio corpo até o último momento, com um corpo que consiga te acompanhar nas diversas fases da vida. Pra isso, esse corpo tem que se fortalecer, tem que ter tônus, coordenação, e isso só a atividade física vai dar. Então faça por você do futuro!
Acompanhe o nosso WhatsApp
Quer receber as últimas dicas e matérias incríveis de Boa Forma direto no seu celular? É só se inscrever aqui, no nosso canal no WhatsApp.
Remada cavalinho (T-Bar Row): benefícios e como fazer





