Descubra os benefícios do drop set na hipertrofia e força muscular
Saiba como funciona a técnica avançada de treinamento, como aplicá-la e quais ganhos ela é capaz de oferecer para o corpo e a saúde

Se você busca ganho de massa, resistência e força na academia, certamente vai gostar de conhecer o drop set, uma técnica de treinamento que consiste em reduzir a carga usada em um exercício enquanto aumenta o número de repetições até a falha muscular.
Diferente de outros métodos da musculação, esse tipo de atividade permite que você desafie os músculos e intensifique o treino, estimulando, assim a hipertrofia muscular, mesmo quando você estiver cansado.
seguir, você confere mais sobre essa técnica.
O que é drop set e como fazer?
De acordo com Leandro Twin, referência em assessoria esportiva e embaixador da Bluefit, o drop set é uma técnica avançada que pode elevar o nível do treinamento, sendo uma alternativa interessante para quem busca hipertrofia muscular.
Segundo o profissional, ela é feita da seguinte maneira:
- Após atingir a falha muscular em um exercício, reduza a carga em cerca de 20 a 30%;
- Comece uma nova série, sem descanso, até a falha;
- Abaixe novamente o peso e repita o processo (esse processo pode ser feito de duas a quatro vezes seguidas);
- Faça a pausa para descanso.
Em um exemplo prático com peso inicial de 50kg, você deve fazer a maior quantidade de repetições até a falha. Em seguida, reduza a carga para 35 kg e repita o exercício até falhar. Depois, diminua para 25kg e continue o movimento até a exaustão.
Benefícios do drop set
De acordo com Twin, “essa abordagem desafiadora estimula o crescimento e a definição muscular, proporcionando resultados notáveis ao longo do tempo.
Além disso, a técnica ainda pode contribuir com o aumento no volume de treino em cada série, aumento da capacidade de treinar em alta intensidade por mais tempo e o aumento do gasto calórico e do metabolismo.
Cuidados necessários para a técnica
Por ser uma técnica intensa, o drop set demanda alguns cuidados para evitar lesões. O primeiro, é claro, é contar com a orientação de um profissional de educação física, para regular as cargas e supervisionar a execução do movimento enquanto você mantém o foco nas repetições.
Além disso, também é indicado:
- Aquecer antes de começar;
- Manter a postura e respiração corretas;
- Não exagerar na carga;
- Ouvir o corpo e parar se sentir dor
- Alterar o drop set com outras técnicas de treinamento;
- Fazer movimentos lentos e controlados;
- Não fazer drop set todos os dias;
- Evitar a técnica se estiver se recuperando de lesões;
- Evitar fazer drop set se tiver condições musculoesqueléticas pré-existentes sem a avaliação de um profissional de educação física.