Continua após publicidade

Musculação uma vez por semana dá resultado? Profissional responde

Afinal, quanto tempo por semana é necessário para ver resultados reais com a musculação? Confira aqui!

Por Ana Paula Ferreira
Atualizado em 21 out 2024, 17h35 - Publicado em 27 Maio 2024, 20h00
Profissional sugere como aumentar a frequência de treinos de musculação
Profissional sugere como aumentar a frequência de treinos de musculação (Racool_studio/Freepik)
Continua após publicidade

Pessoas que gostam de treinos aeróbicos, em grupo ou de aulas de ginástica raramente são grandes fãs da sala de pesos na academia. Com isso, não é raro que elas acabem fazendo musculação uma vez por semana ou em uma frequência mais baixa do que as demais atividades. Mas, afinal, será que treinar tão pouco dessa modalidade dá algum resultado? De acordo com Bedros Keuilian, personal trainer e presidente do Fit Body Boot Camp, nos Estados Unidos, a resposta é sim!

Musculação uma vez por semana dá resultado?

Keuilian afirma que qualquer atividade praticada é melhor do que não fazer nada. No entanto, treinar força apenas um dia por semana não oferecerá a você os melhores resultados.

Segundo o profissional, mesmo no caso de pessoas que dedicam os demais dias da semana a outra modalidade e fazem apenas um dia de musculação, o melhor a se esperar são “resultados modestos em ganho de força, tonificação muscular e até mesmo aumento na densidade óssea”.

Novamente, ele ressalta que levantar pesos uma vez na semana é melhor do que nenhuma vez. Porém, é preciso ter em mente que essa frequência não te levará a um corpo tão definido e bem trabalhado quanto o de quem realmente pratica a musculação com uma constância razoável a alta.

Continua após a publicidade

Então, o que as pessoas que não abrem mão do cardio ou das aulas em grupo devem fazer?

Keuilian sugere dedicar apenas três a cinco minutos por vez em exercícios simples e sem necessidade de pausa para descansos, como agachamentos com peso corporal, flexões e burpees.

O profissional recomenda adotar essa técnica algumas vezes ao longo do dia, pois assim é possível praticar mais vezes na semana. Por exemplo, se você faz cinco minutos de treino de força após cada treino de corrida nos cinco dias em que pratica a modalidade, já serão 25 minutos de trabalho muscular para contabilizar em sua semana!

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.