Continua após publicidade

Como driblar a TPM e manter a rotina de treinos em dia

Irritabilidade, dores e tristeza são alguns sintomas que podem fazer com que a TPM atrapalhe seus treinos. Saiba o que fazer para driblá-los!

Por Ana Paula Ferreira
Atualizado em 28 out 2024, 12h31 - Publicado em 25 out 2024, 10h00
Confira como evitar que a TPM prejudique sua frequência nos treinos
Confira como evitar que a TPM prejudique sua frequência nos treinos (Freepik/Freepik)
Continua após publicidade

Quem sofre com os sintomas da tensão pré-menstrual, como irritabilidade, dores e tristeza, por exemplo, sabe bem que não é raro acontecer de a TPM atrapalhar os treinos. Isso porque, muitas vezes, o desconforto faz com que as mulheres deixem não só de ir à academia, mas também de realizar atividades simples do dia a dia, como sair ou até mesmo trabalhar.

De acordo com o Ministério da Saúde, 80% das mulheres sofrem com esse problema todos os meses. Mas, afinal, o que fazer para isso não interferir na qualidade de vida?

Como manter os treinos durante a TPM

De acordo com José Corbini, educador físico do app de saúde integrativa Personal Virtual, por mais que os dias de TPM possam atrapalhar alguns hábitos saudáveis, é importante respeitar o ciclo natural do corpo da mulher.

Continua após a publicidade

“É claro que tem mulheres que ficam menos dispostas mais dias do que outras, mas se você já sabe que naqueles 3 ou 4 dias não vai conseguir treinar, isso não vai afetar os outros dias de treino”, ele garante.

Além disso, há também a questão da alimentação, já que é comum que na TPM surja aquela vontade de comer um docinho a mais do que nos outros dias fora desse período.

Segundo Carol de Souza, nutricionista do mesmo aplicativo, isso também é algo que não deve gerar maiores preocupações. “As exceções não vão comprometer os resultados e é por isso que é necessário ter uma base alimentar saudável. Se você come bem na grande maioria das vezes, o chocolate de vez em quando não vai te afetar”, aponta ela.

Diante disso, Corbini e Carol listaram algumas atitudes simples que podem ajudar as mulheres a driblarem as dificuldades comuns do período pré-menstrual. Veja a seguir!

Continua após a publicidade
1

Treinos mais leves

Você até pode repousar durante alguns dias caso sinta muito desconforto durante a menstruação ou a TPM, mas uma boa opção é adaptar o treino para esse período.

“Se você treina durante uma hora, procure exercitar-se pela metade do tempo. Já se costuma fazer séries de agachamento com 30 quilos, faça com 15”, comenta o personal. “É sempre bom lembrar que fazer pouco é melhor do que fazer nada e que até mesmo nos dias fora desses períodos, o corpo pode pedir um treino mais leve. Perceba os sinais”, aconselha.

Continua após a publicidade
2

Adapte a rotina

Tanto a alimentação quanto a rotina de treinos podem ser adaptadas durante o período menstrual caso seja necessário. De acordo com Carol, você pode, por exemplo, aproveitar o dia que estiver com mais vontade de comer para fazer a refeição livre da semana.

“Se seu apetite muda muito na menstruação, você pode conversar com sua nutricionista para algumas estratégias especiais, como opções mais doces para os lanches, por exemplo.”

Continua após a publicidade

Nos treinos, a rotina também pode mudar. Além de fazer atividades mais leves, você pode usar os dias em que estiver menos disposta pelos sintomas da menstruação para alterar os dias de descanso.

3

Receitas fitness

Para aquelas que imploram por um doce na TPM, o que é extremamente comum, uma opção é apostar em receitas doces fitness que contenham chocolate amargo, pasta de amendoim, aveia, entre outros.

“É possível fazer panquecas, bolos, mousse com esse tipo de ingrediente, matando a vontade de comer um doce sem sair da dieta”, comenta a nutricionista.

Continua após a publicidade
4

Não se culpe

Comeu mais do que deveria? Faltou a muitos treinos? Mudou demais sua rotina? Não se culpe, afinal os desconfortos, dores e até mesmo o estresse que o período menstrual causa são compreensíveis.

“O importante é o que fazer depois, se saiu da dieta, volte, se parou os treinos, retome. Nosso corpo tem memória e em poucos dias volta ao normal”, pontua José.

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.