Movimentar-se em 2026: o caminho para mais felicidade e saúde
A prática regular de atividades físicas é sua grande aliada para melhorar o bem-estar emocional
Quando um novo ano começa, muitas pessoas colocam como meta melhorar os cuidados com o próprio bem-estar. E, para atingir esse objetivo, uma das atitudes mais importantes está a prática regular de atividades físicas.
Movimentar o corpo traz vantagens que vão muito além da parte estética. Os exercícios liberam substâncias responsáveis pela sensação de prazer, de felicidade e de motivação, como a dopamina, a serotonina e a endorfina, o que influencia positivamente na saúde mental e na qualidade de vida.
“A dopamina funciona como um mensageiro químico. Ela é liberada quando fazemos algo que gostamos e é responsável por aquela sensação de satisfação que nos incentiva a repetir comportamentos positivos”, explica Juliana Romantini, treinadora corpo & mente e especialista em Mindfulness, habilitada em Medicina do Estilo de Vida por Harvard.
“Quando usamos o exercício como estratégia, conseguimos manter níveis mais equilibrados de dopamina no cérebro, o que impacta diretamente a motivação e o humor”, completa.
De acordo com a especialista, as práticas que mais liberam dopamina são as que combinam três elementos: intensidade, desafio e prazer.
“Quando esses fatores se encontram, acionamos o sistema de recompensa do cérebro, que responde com verdadeiras ‘explosões de felicidade’”, afirma.
Movimento, presença e escolhas sustentáveis
É fundamental que as metas relacionadas ao autocuidado para 2026 deixem de ser apenas promessas e se tornem reais e sustentáveis. Para isso, é preciso priorizar o que de fato cabe na rotina e o que realmente faz sentido para você.
“Buscar uma vida mais plena e feliz não precisa começar com grandes mudanças. Começa com o corpo em movimento, com a respiração que volta ao ritmo, com o cérebro entendendo que existem caminhos possíveis para o bem-estar”, conclui.
Se você quer mais saúde e felicidade neste ano, veja, a seguir, algumas dicas que podem te ajudar a renovar as energias e cultivar sensações de plenitude:
1. Comece aos poucos
Você não precisa fazer mudanças radicais no seu estilo de vida de um dia para o outro. Pequenos ajustas fazem a diferença e colaboram para que você consiga manter a constância ao longo de 2026.
Romantini ressalta que cinco minutos de movimento no dia a dia já podem se suficientes para começar esse processo de reconexão com o próprio corpo.
“Não espere o momento ideal. Ele começa quando você dá o primeiro passo”, diz.
2. Busque prazer no movimento
Ao incluir a prática de atividades físicas no dia a dia, é necessário que ela seja algo prazeroso e sustentável na rotina. Escolha uma modalidade que te conecte e desperte bem-estar.
3. Una corpo e mente
Durante os exercícios, é fundamental que você busque pela atenção plena e a presença naquele momento. Isso ajuda a aliviar o estresse e potencializa os benefícios do hábito a longo prazo.
Acompanhe o nosso WhatsApp
Quer receber as últimas dicas e matérias incríveis de Boa Forma direto no seu celular? É só se inscrever aqui, no nosso canal no WhatsApp





