Avatar do usuário logado
Usuário
OLÁ, Usuário
Ícone de fechar alerta de notificações
Avatar do usuário logado
Usuário

Usuário

email@usuario.com.br

Leg press: benefícios e como fazer

Veja a postura correta para ter mais ganhos

Por Larissa Serpa
4 Maio 2023, 09h21 • Atualizado em 21 out 2024, 16h44
Treino de Juju Norremose no leg press
Juju Norremose faz o exercício (./Divulgação)
Continua após publicidade
  • O leg press é um equipamento popular da academia que pode ajudar a construir os principais músculos das pernas.

    Existem duas máquinas de leg press comumente encontradas em academias: o leg press horizontal padrão e o leg press de 45 graus, com um assento que reclina em um ângulo enquanto suas pernas pressionam para cima na direção diagonal.

    MÚSCULOS TRABALHADOS

    Siga

    Ambas as máquinas desenvolvem o quadríceps e os isquiotibiais da coxa. Secundariamente, desenvolve o glúteo máximo, isquiotibiais e panturrilhas.

    BENEFÍCIOS

    A máquina de leg press permite que você obtenha alguns dos benefícios de um agachamento com barra para desenvolver o quadríceps.

    Um benefício da máquina de leg press é que você pode enfatizar diferentes músculos variando a posição do pé. Ele aumenta a força desses músculos e você pode usá-lo para superar desequilíbrios, como isquiotibiais excessivamente desenvolvidos, em comparação com o quadríceps.

    Continua após a publicidade

    Embora o leg press imite o agachamento com barra, ele reduz a força em seu núcleo, tornando-o menos um exercício de corpo inteiro. Isso pode ser benéfico se você adicionar o leg press à sua rotina como um acessório do agachamento. Isso permitirá que você continue adicionando volume ao quadríceps e outros músculos da perna sem causar a fadiga adicional que o carregamento de uma barra na coluna cria.

    Fortalecer ainda mais o quadríceps pode aumentar o desempenho do agachamento, aumentando a força nos músculos necessários para progredir. Se você achar que atingiu um platô de força com o agachamento com barra, adicionar o leg press pode ajudar.

    Usar uma máquina de leg press também pode ajudar a aumentar seu equilíbrio e estabilidade, especialmente se você for iniciante no levantamento de pesos pesados. Algumas pessoas não estão prontas para usar uma barra para agachar até que estejam acostumadas a levantar pesos pesados com as pernas de uma maneira que aumente o equilíbrio e a estabilidade do núcleo e das pernas de maneira segura, como no leg press.

    COMO FAZER

    Embora pareça um exercício simples, é essencial aprender a usá-lo corretamente. Prestar atenção ao seu formato pode maximizar os benefícios de construção de força e prevenir lesões. O leg press é usado como parte de uma rotina de fortalecimento de pernas ou um treino de circuito de máquina.

    Continua após a publicidade

    Instruções passo a passo

    1. Sente-se na máquina com as costas e a cabeça apoiadas confortavelmente no suporte acolchoado.
    2. Coloque os pés na placa de pé na largura do quadril, certificando-se de que os calcanhares estejam planos contra o assento, em vez de levantados.
    3. Suas pernas devem formar um ângulo de cerca de 90 graus nos joelhos. Se os pés estiverem muito altos na placa, isso forçará os glúteos; muito baixo coloca pressão desnecessária sobre os joelhos. Seus joelhos devem estar alinhados com os pés e não devem ser dobrados para dentro nem para fora.
    4. Ao pressionar, certifique-se de manter esse alinhamento. Segure as alças de assistência para fornecer suporte e manter a coluna e a cabeça na posição.
    5. Contraia os músculos abdominais e empurre a plataforma com os calcanhares. A frente do pé ou dos dedos nunca deve ser usada exclusivamente para mover a almofada para frente.
    6. Ao expirar, estenda as pernas e mantenha a cabeça e as costas apoiadas no assento. Estenda com controle lento em vez de um movimento explosivo.
    7. Faça uma pausa no topo do movimento. Não trave os joelhos e verifique se eles não estão se curvando para fora ou para dentro.
    8. Enquanto inspira, retorne a plataforma para a posição inicial dobrando gradualmente os joelhos. Mantenha os pés e as costas retas o tempo todo.

    ERROS COMUNS NO LEG PRESS

    1

    Muito peso

    Um dos fatores mais importantes é garantir que você não esteja tentando levantar mais peso do que deveria. Se você não consegue controlar seus movimentos, deve reduzir o peso. A forma adequada é mais importante do que a quantidade de peso que você está levantando.

    Continua após a publicidade

    Embora o exercício deva exigir esforço, ele precisa ser feito com total controle. Nunca faça o exercício com pressa ou permita que suas pernas dobrem no final do movimento.

    2

    Nádegas não estão planas contra o assento

    Se suas nádegas estiverem levantadas do assento, suas pernas estão em um ângulo muito agudo. Você precisará mover o assento para trás até que seus joelhos e nádegas estejam posicionados confortavelmente. Você pode reconhecer um mau posicionamento quando se sente com cãibras e/ou seus joelhos parecem estar diretamente na frente de seus olhos.

    3

    Colocar as Mãos nos Joelhos

    Colocar as mãos nos joelhos é um erro comum. Fazer isso vai quebrar sua forma. Em vez disso, segure as alças de assistência.

    Continua após a publicidade
    4

    Curto alcance de Movimento

    Sempre siga toda a amplitude de movimento sem levantar os quadris. Se necessário, ajuste o assento e/ou abaixe os pesos. Isso significa aprofundar a posição com o bumbum abaixo dos quadris e os joelhos bem abertos.

    5

    Levantar a cabeça

    Concentre-se na posição da sua cabeça. Ele deve estar firme e apoiado confortavelmente no encosto do banco. Se você está jogando a cabeça para a frente, está usando muito peso.

    6

    Respiração

    Lembre-se de manter a respiração durante a fase de esforço e evitar prender a respiração. Se você se concentrar em expirar no esforço e inspirar na liberação, sua respiração acabará se tornando automática.

     

    Continua após a publicidade
    Publicidade

    Essa é uma matéria fechada para assinantes.
    Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.