Jade Picon faz treino de boxe em casa. Quais são os benefícios da luta?
O esporte ajuda no emagrecimento e favorece aspectos relacionados à saúde mental
Jade Picon resolveu começar a semana pegando pesado nas atividades físicas. Na manhã da segunda-feira, 27 de fevereiro, a influenciadora, que faz parte do elenco da novela “Travessia”, da TV Globo, compartilhou nos stories do Instagram alguns registros de um treino de boxe que fez em sua casa.
“E voltando com tudo. Parte 2 dos exercícios”, escreveu a atriz, que, além de praticar a luta, também costuma se exercitar com outras modalidades, por exemplo, ioga e musculação.
Confira:
QUAIS SÃO OS BENEFÍCIOS DO BOXE?
Considerado uma arte marcial milenar, o boxe é um esporte que beneficia o corpo e a saúde como um todo. Segundo Alexandre Brufatto, coordenador da Jab House, marca da rede de Studios do Grupo Smart Fit, a prática mistura golpes de boxe com treino funcional, ativa diversos grupos musculares e pode ser uma boa opção para qualquer pessoa, desde que faça uma avaliação médica antes.
“Porém, é importante também que os praticantes mantenham uma alimentação regrada e balanceada, além de se hidratarem regularmente para os resultados serem mais efetivos”, destaca ele.
A seguir, Alexandre lista as principais vantagens da prática do boxe.
1Contribui para a perda de peso
Com treinos intensos, o boxe envolve diversas movimentações em todo o corpo, auxiliando na definição dos músculos, no emagrecimento e na redução da gordura. Ele é um esporte de alto gasto calórico, sendo que, por aula, é possível perder de 600 a 1000 calorias.
Melhora o desempenho cardiorrespiratório e o condicionamento físico geral
A perda calórica que a prática proporciona faz muito bem para o coração. Além disso, o preparo e o condicionamento físico que são realizados antes da parte técnica também contribui para o desempenho cardiorrespiratório e para a resistência do praticante.
“Além disso, o boxe é um exercício aeróbico, mantendo os batimentos acelerados durante a prática, elevando a taxa de bombeamento do sangue e, assim, auxiliando em uma respiração mais profunda durante a atividade, o que melhora, significativamente, todo o sistema respiratório”, explica o coordenador da Jab House.
3
Colabora para a saúde mental
De forma geral, a prática de atividades físicas promove a liberação de hormônios como a endorfina, ocitocina, dopamina e serotonina, que são responsáveis por melhorar o humor, reduzir o estresse físico e contribuir para o bem-estar.
“No boxe, os movimentos repetitivos, como os socos em sacos de pancadas, ajudam muito na redução de estresse e promovem uma sensação de bem-estar que perdura por horas depois da prática. Além disso, o combate promovido pela luta ajuda a extravasar raivas e angústias, ajudando a acalmar a mente após o treino”, comenta Alexandre.
Por aliviar a tensão física e emocional e colaborar para a liberação de hormônios que proporcionam prazer, a prática é uma grande aliada para o aumento da autoestima das pessoas.
4
Ajuda na defesa pessoal
O boxe também é bastante procurado por quem quer aprender com a luta uma forma de se defender em alguma situação de risco, mesmo que esse não seja o objetivo principal da aula.
“A defesa pessoal é um dos benefícios do esporte e ajuda muito os praticantes, especialmente mulheres, a se sentirem mais seguros diante de determinadas situações e adversidades no dia a dia. Tudo o que é aprendido na prática pode ser utilizado a seu favor”, finaliza Alexandre.