Avatar do usuário logado
Usuário
OLÁ, Usuário
Ícone de fechar alerta de notificações
Avatar do usuário logado
Usuário

Usuário

email@usuario.com.br

Mobilidade dos quadris: o segredo para manter a saúde na terceira idade

A mobilidade geral é fundamental para uma longevidade saudável, mas o quadril é uma área central importantíssima para uma terceira idade com mais movimento

Por Maraísa Bueno
4 nov 2025, 12h00 • Atualizado em 5 nov 2025, 13h27
.
O quadril funciona como um eixo central para a movimentação do corpo, explica professor de Yoga (freepik/Freepik)
Continua após publicidade
  • A busca por uma vida longa e ativa passa por hábitos de alimentação equilibrada, sono adequado e prática de atividades físicas. Mas há um aspecto pouco lembrado que influencia diretamente a qualidade de vida na maturidade: a mobilidade dos quadris.

    O professor de Yoga, especializado em Kaiut Yoga, Ravi Kaiut, explica que o quadril funciona como um eixo central para a movimentação do corpo.

    Quando essa região perde mobilidade, todo o sistema musculoesquelético sofre. Caminhar, sentar ou levantar-se podem se tornar tarefas difíceis e até dolorosas, por isso, é fundamental pensar desde cedo estratégias para a manutenção da mobilidade desta área”, afirma.

    Manutenção da mobilidade no quadril

    De acordo com ele, a rigidez nessa articulação está associada ao envelhecimento, mas pode ser retardada e até revertida com exercícios específicos. A prática regular de movimentos que ampliam a amplitude do quadril ajuda a preservar a postura, evitar quedas e manter a autonomia nas atividades do dia a dia.

    Ravi Kaiut acrescenta que, na terceira idade, o impacto da mobilidade do quadril vai além da locomoção. Além disso, essa região também está relacionada à saúde da coluna e dos joelhos. Um quadril funcional protege outras articulações e garante uma longevidade com mais independência.

    Continua após a publicidade

    Investir na prática regular de Yoga, que foca na melhoria da mobilidade dos quadris é um dos caminhos mais eficazes para alcançar uma longevidade saudável, com mais vitalidade e menos restrições”, explica Ravi Kaiut.

    E você sabia que Yoga ajuda na musculação? Veja 4 motivos:

    1

    Recuperação muscular mais rápida: O alongamento profundo e as técnicas respiratórias auxiliam no retorno venoso e no relaxamento muscular.

    2

    Prevenção de lesões: A melhora da mobilidade articular e do equilíbrio diminui o risco de sobrecarga durante os exercícios de musculação.

    3

    Controle mental: A prática meditativa do Yoga ajuda no foco e na consciência corporal, importantes para execução correta dos movimentos.

    Continua após a publicidade
    4

    Melhora da postura: Corrige desalinhamentos que podem prejudicar o desempenho na academia.

     

    Continua após a publicidade

    Quer começar a praticar ioga? Então veja 7 dicas importantes para seguir!

    1

    Encontre um lugar tranquilo

    A prática é feita 100% no chão, então é preciso que seja um lugar plano e que você se sinta confortável para conseguir fazer as posturas de forma que não se machuque.

    2

    Defina um horário

    Não precisa praticar todos os dias no mesmo horário, porém, o ideal é incluir na sua rotina para que ele seja uma prática diária.

    Continua após a publicidade
    3

    Alimentação leve antes da prática

    Alguns movimentos de ioga têm como base o estômago, então, o ideal é se alimentar com sucos ou alimentos leves antes da prática, para evitar refluxo durante o exercício.

    4

    Acessórios essenciais

    Você precisa apenas de um tapete de ioga para realizar suas atividades. Verifique se ele é antiderrapante e se possui aderência com o seu corpo. Mas caso ainda não consiga adquirir seu tapete, um cobertor pode auxiliar em suas primeiras aulas. 

    5
    Continua após a publicidade

    Vista roupas confortáveis

    Assim como qualquer atividade que precise movimentar o corpo, a prática de ioga também exige roupas leves e confortáveis, que não te atrapalhem na hora de realizar todas as posturas. 

    6

    Fuja de Distrações 

    Praticar ioga significa que você terá um momento para você, de autoconhecimento. Por isso, quanto mais tranquilo e longe de barulhos for o local da prática, melhor para que você consiga se concentrar

    7

    Aumente a intensidade aos poucos

    Muitos professores de ioga dão dicas de como iniciar a prática, com posturas mais simples. Aos poucos, você vai pegando o jeito e aumentando a intensidade dessas posturas. Pri Leite é praticante de ioga há mais de uma década e é professora qualificada pela Aliança de Yoga Internacional com diversos cursos nos Estados Unidos e Índia em Bhakti, Vinyasa Flow, Hatha, Yin, Prenatal, entre outros. 

    Ela possui diversos vídeos trazendo posturas para quem deseja praticar ioga e como isso pode fazer bem para seu corpo e mente:

    Acompanhe o nosso WhatsApp

    Quer receber as últimas dicas e matérias incríveis de Boa Forma direto no seu celular? É só se inscrever aqui, no nosso canal no WhatsApp.

    Publicidade

    Essa é uma matéria fechada para assinantes.
    Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.