Hyrox: O novo desafio fitness que promete revolucionar suas corridas
A competição aberta é mais leve que o Crossfit, mas pede uma preparação igualmente pesada
Quando o Crossfit virou tendência, há muitos anos, o maior apelo da prática física, além do gasto de energia, era o ritmo competitivo: apesar de ser uma atividade em grupo, a ideia é que cada participante desafie a si mesmo ao cumprir os exercícios no tempo proposto. Entra aí o Hyrox, uma nova modalidade que tem se tornado uma sensação mundial e que promete levar essa ideia a novos patamares.
O QUE É HYROX?
O Hyrox é uma competição fitness global. Da mesma forma que o Crossfit, participantes ou adeptos fazem o mesmo treino, não importa onde estejam no mundo, e os eventos são abertos para todos os tipos de pessoas, não só para atletas profissionais.
Isso acontece porque essa prática é menos técnica, porém bastante intensa: o Hyrox consiste em 8 quilômetros de corrida intercalados com exercícios funcionais: burpees e remadas, além de lançamentos de sacos de areia, são algumas das atividades que fazem parte da corrida.
O evento é, hoje, considerado o maior evento fitness em ambiente fechado do mundo – as competições acontecem em grandes estádios, imitando arenas – e podem ser aproveitados de 4 formas:
- Aberto: a experiência do Hyrox tradicional
- Pro: para os mais experientes, com pesos maiores e exercícios mais complexos
- Duplas: participantes podem fazer o circuito em dupla, correndo lado a lado, mas dividindo a carga dos exercícios
- Relay (ou “revezamento”, em português): vá com os seus amigos ou familiares e faça o circuito revezando – cada membro do time faz 2 quilômetros de corrida e dois exercícios
O circuito completo pode levar de 60 a 120 minutos, e o mais importante é, de fato, a participação – como esse é um evento que abraça pessoas de todos os tipos e com os mais variados tipos de experiência, é comum que cada um leve o próprio ritmo para completar a prova.
HYROX OU CROSSFIT?
O primeiro ponto que diferencia o Hyrox do Crossfit é o tipo de competição. No primeiro caso, ela é aberta a todos. Já no segundo, os eventos de Crossfit costumam ser reservados para os atletas de elite ou profissionais.
Fora isso, outra diferença grande entre as duas modalidades é que o Crossfit exige precisão e técnica – os movimentos precisam ser bem feitos, seguir à risca a técnica original e o número de repetições, principalmente para evitar lesões.
Por outro lado, os criadores do Hyrox – o planejador de eventos Christian Toetzke, o medalhista olímpico Moritz Fuerste e o expert em Marketing Michael Trautmann – pensaram em uma competição com o menor risco de lesão possível.
Mas não se engane! Apesar de ser uma competição aberta a todos, o evento pede uma preparação pesada, com treinos que trabalham a força e a resistência, para que o circuito seja completo.