A rotina de treinos de Gracyanne Barbosa: como cardio realça seus músculos
Ao contrário do que muitas pessoas pensam, o cardio não serve apenas para emagrecer. Entenda mais!

A musa fitness Gracyanne Barbosa, que está confinada no BBB 25, chama a atenção pelo seu corpo forte e bem desenvolvido. E, para manter essa definição, a dançarina faz muito mais do que somente musculação.
Ela já mostrou que também inclui outras modalidades em sua rotina, entre elas, pole dance, exercícios de mobilidade e flexibilidade, dança, muay thai e, é claro, o famoso cardio na academia.
A importância do cardio para a definição muscular
Embora muitas pessoas vejam o cardio como algo destinado apenas à perda de peso, a verdade é que ele desempenha um papel importante na busca por definição muscular e performance atlética.
Ao praticá-lo, você estimula ainda mais a queima de gordura, inclusive em repouso, e, assim, contribui para que os músculos conquistados durante os treinamentos de força apareçam mais.
Por reduzir o percentual de gordura corporal, o cardio ajuda a deixar os músculos mais visíveis e tonificados. Ou seja, um complementa o outro, e é indicado incluir os dois exercícios nos treinos para obter resultados mais eficazes.
Além disso, o cardio promove uma série de benefícios à saúde, como a diminuição dos riscos de doenças crônicas, o aumento da disposição e do bem-estar, o fortalecimento do sistema imunológico e a melhora da resistência física.
Conheça mais sobre as máquinas de cardio da academia
1O simulador de escada tem o benefício de fazer o exercício apenas na fase da subida tendo assim menor impacto e diminuindo o risco de lesões nos joelhos.
Ela tem um alto gasto calórico, fortalecer membros inferiores e melhora o condicionamento físico.
Contraindicações: obesidade, cardiopatas sem liberação médica e pessoas com lesões osteomioarticulares recentes nos membros inferiores.
2Bicicleta
A bicicleta é a máquina mais indicada para grande parte da população, desde crianças até idosos, indivíduos com ou sem restrições.
Devemos lembrar também que o aparelho deve ser bem ajustada para a altura da pessoa, além é claro de manter uma boa postura durante sua execução evitando assim sobrecargas articulares (punhos/coluna/quadril/joelho).
Contraindicações: como dito acima, é o instrumento mais versátil no quesito de acessibilidade, porém devemos ressaltar que pessoas com restrições mais graves e específicas relacionadas a prática de atividade física devem buscar o auxilio médico e do profissional de educação física.
3Esteira
A esteira possui opções de velocidade e inclinação. A manutenção da velocidade auxilia o individuo a ganhar e controlar o ritmo de corrida. Como é possível manipular essas variáveis ela pode ser utilizada em diversos cenários, desde um treinamento de alto nível até o caminhar de um idoso. Um grande benefício é poder praticar atividade em um ambiente controlado, sem desníveis, contratempos climáticos e entre outros fatores.
Contraindicações: obesidade, cardiopatas sem liberação médica, lesões osteoarticulares nos joelhos, quadril, tornozelo e coluna (dependentes da condição clínica atual), pessoas com labirintite.
Elíptico
É uma maquina sem impacto que possui a opção de carga, sendo assim uma ótima via para trabalhar a resistência diminuindo o risco lesivo.
Contraindicações: cardiopatas sem liberação médica e pessoas com labirintite.