Avatar do usuário logado
Usuário
OLÁ, Usuário
Ícone de fechar alerta de notificações
Avatar do usuário logado
Usuário

Usuário

email@usuario.com.br

É possível eliminar gordura localizada com musculação? Veja o que especialistas dizem

A modalidade pode favorecer o gasto energético, mas é necessário lembrar que ela não é a única responsável pelos resultados na perda de gordura

Por Juliany Rodrigues
Atualizado em 23 set 2025, 13h36 - Publicado em 22 set 2025, 14h00
gordura localizada musculação
A musculação ajuda a aumentar a massa muscular, o que pode contribuir para a aceleração do metabolismo - mesmo em repouso! | (freepik/Freepik)
Continua após publicidade

O treino de musculação pode ser um grande aliado para perder gordura localizada. No entanto, é preciso ter em mente que, sozinho, ele não faz milagres e que não existem exercícios capazes de eliminar a gordura de uma região específica do corpo.

“Não existe milagre quando o assunto é gordura localizada. Nenhum exercício, por melhor que seja, tem o poder de ‘escolher’ de onde o corpo vai queimar gordura. Isso é determinado pelo nosso metabolismo, genética, hormônios e estilo de vida”, explica a Aline Becker, nutricionista, personal trainer e colunista de Boa Forma.

De acordo com Becker, as gorduras localizadas têm características bioquímicas que tornam a queima mais difícil.

“Elas apresentam menos circulação sanguínea, menor sensibilidade aos hormônios que estimulam a lipólise (quebra de gordura) e mais receptores que inibem esse processo”, diz.

Dá pra perder gordura localizada com treino de musculação?

A musculação pode contribuir para o gasto energético e, consequentemente, para a queima de gordura localizada. A modalidade favorece o funcionamento do metabolismo – mesmo em repouso – e auxilia no aumento da massa magra.

Continua após a publicidade

Treinar com regularidade muda seu corpo por dentro – e isso é essencial para acessar as gorduras localizadas. Os benefícios da atividade física incluem produção de energia, combate à inflamações, regulação de hormônios e melhora do metabolismo.”

“Exercícios como agachamentos, stiff, remadas e supino ativam grandes grupos musculares e têm alto impacto metabólico”, cita a personal trainer.

Mas é claro que não adianta jogar tudo nas costas da musculação e esperar os resultados sem ajustar outros pilares do estilo de vida.

Continua após a publicidade

Além da prática de atividades físicas, a alimentação balanceada é indispensável para conseguir eliminar gordura localizada, assim como gerenciamento do estresse, qualidade do sono e a hidratação adequada.

“A perda de gordura localizada depende muito de um déficit calórico — ou seja, gastar mais energia do que consome — e isso vem principalmente de uma dieta estratégica”, conclui a profissional.

Acompanhe o nosso WhatsApp

Quer receber as últimas dicas e matérias incríveis de Boa Forma direto no seu celular? É só se inscrever aqui, no nosso canal no WhatsApp.

Continua após a publicidade
Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.