Glúteo médio: descubra exercícios essenciais para melhorar sua saúde
Separamos movimentos potentes para você trabalhar essa parte do bumbum
Um bumbum forte e definido é um dos objetivos mais comuns entre os praticantes de atividades físicas. E não só por motivos estéticos: trabalhá-lo oferece benefícios como manutenção da postura, melhora na funcionalidade e prevenção de lesões.
“Geralmente, pessoas que têm os glúteos fracos sofrem com dores nas costas e apresentam problemas articulares”, pontua o Caio Signoretti, personal trainer.
Essa região é formada por três músculos: glúteo máximo, glúteo médio e glúteo mínimo. Cada um deles desempenha funções específicas e complementares no nosso corpo.
O que é o glúteo médio?
Especificamente o glúteo médio, localizado na parte lateral do quadril, é fundamental para a estabilização da pelve e para o movimento do quadril e da parte superior da perna.
“O glúteo médio está envolvido, por exemplo, em movimentos como jogar a perna lateralmente e a abdução de quadril (abrir as pernas)”, cita o personal trainer.
“Em todo movimento do dia a dia ou toda prática de um esporte, essas três musculaturas trabalham em sinergia, ou seja, em conjunto. Apesar de existir essa separação entre as partes, não dá para isolá-las 100%, elas sempre atuam juntas. Mas é claro que, em alguns exercícios, uma parte pode ser um pouco mais ativada do que a outra”, ressalta Signoretti.
A seguir, Boa Forma separou alguns exercícios que costumam focar mais no glúteo médio para você incluir no seu treino. Mas, antes de conferi-los, lembre-se: o ideal é sempre procurar orientação profissional para montar um programa eficaz e seguro para o seu caso em específico.
Exercícios para glúteo médio
1. Concha
2. Cadeira abdutora
3. Passada lateral com miniband
4. Abdução de quadril com caneleira
5. Elevação pélvica com elástico
Acompanhe o nosso WhatsApp
Quer receber as últimas dicas e matérias incríveis de Boa Forma direto no seu celular? É só se inscrever aqui, no nosso canal no WhatsApp.





