5 exercícios para os músculos oblíquos do abdômen
Entenda a importância deles e confira os melhores movimentos para a região
Os músculos oblíquos são aqueles localizados nas laterais do abdômen. Eles são divididos em: músculo oblíquo externo, músculo oblíquo interno e músculo transverso.
O músculo externo é o maior e o mais superficial dos três. Fica sob a pele das regiões torácica e abdominal. “Os músculos abdominais são responsáveis pela tensão da parede anterior do corpo. Em colaboração com a musculatura dorsal, eles estabilizam a coluna vertebral e movimentam o tronco”, explica Waldyr Maciel, educador físico e Coordenador técnico da academia Les Cinq Gym.
Ou seja: com todas as estruturas fortalecidas, sua postura melhora e as dores são aliviadas. O profissional elenca os melhores exercícios para a região:
MELHORES EXERCÍCIOS PARA OS OBLÍQUOS
“Os abdominais oblíquos são, sem dúvida, músculos que não devemos nos esquecer de trabalhar no treino. A sua função é estabilizar o tronco em movimentos de rotação e flexão lateral”, diz o especialista.
FLEXÃO LATERAL DO TRONCO
Deitada de lado, estique o braço que fica embaixo para frente e dobre levemente as pernas. A outra mão toca a orelha.
Então, tire o tronco e os joelhos do chão, aproximando-os como se as pernas fossem tocar o cotovelo. Faça o número de repetições desejado e depois troque de lado.
PRANCHA LATERAL
Deite-se de lado. Deixe o antebraço que fica embaixo apoiado no chão, com o cotovelo abaixo da linha do ombro. Deixe o corpo em uma linha reta e um pé em cima do outro.
Então, levante o quadril, tirando o corpo do chão. Mantenha a posição por alguns segundos e repita do outro lado.
CRUNCH COM ROTAÇÃO DO TRONCO
Deitada de lado, leve as duas mãos às orelhas e dobre levemente as pernas.
Então, tire o tronco e os joelhos do chão, aproximando-os como se as pernas fossem tocar o cotovelo. Faça o número de repetições desejado e depois troque de lado.
TWIST COM BOLA
Sente-se com as pernas esticadas à frente, mas os joelhos levemente flexionados. Segure uma bola com as mãos, e traga o tronco para trás (mas deixe a coluna reta).
Em movimentos rápidos, leve a bola de um lado para o outro do corpo, fazendo ela tocar o chão.
PRANCHA
Deite de barriga para baixo, apoie as pontas dos pés (abertas na largura do quadril) e os antebraços (na direção dos ombros) no chão. Então, tire o corpo do chão, mas deixe-o em linha reta. Mantenha a posição por alguns segundos.