Exercícios para escoliose: O que você precisa saber
Ter o acompanhamento de um profissional é essencial para evitar dores e lesões mais sérias
Escoliose é o nome dado a um desvio da coluna vertebral, que assume um formato de S, e alguns exercícios podem aliviar o incômodo que ela traz.
A escoliose pode ser observada quando os ombros da pessoa têm alturas diferentes, por exemplo, e geralmente recebe diferentes classificações de acordo com a causa:
- Idiopática: “a mais comum, atingindo principalmente crianças em fase de crescimento. A deformidade é progressiva e indolor na sua origem”, explica o médico ortopedista Rodrigo Luiz Vetorazzi, coordenador da Ortopedia do Hospital Albert Sabin, de São Paulo;
- Neuromuscular: também conhecida como Espinha Bífida, é uma doença neuromuscular na qual os ossos da coluna e a medula não se formam de maneira normal;
- Congênita: consequência de uma malformação antes do nascimento;
- Secundária a outras doenças: pode acontecer como consequência de uma assimetria nos membros inferiores, por exemplo.
Com a progressão da doença, o profissional afirma que a dor pode aparecer, principalmente em casos não tratados ou graves. Por isso, é muito importante aderir ao tratamento logo após o diagnóstico, quando a curva da coluna ainda é leve.
“Existem diversos exercícios que devem sempre ser orientados por especialistas. Além disso, pacientes em fase de crescimento precisam de acompanhamento médico frequente e até de outros recursos, como o uso de coletes ou cirurgias.”
Por fim, não esqueça: se você tem escoliose e quer começar a treinar, não dispense um personal credenciado. “Atividades físicas não são contraindicadas para pessoas com escoliose. Contudo, alguns estudos mostram que movimentos que exigem mais flexibilidade podem ser prejudiciais (apesar de não haver evidências definitivas em relação a isso)”, finaliza o médico.
Exercícios para escoliose
Alguns exercícios podem ser bons para aliviar incômodos nas costas. Desde que você tenha o aval do seu médico, é claro. Confira alguns:
1 – Cachorro olhando para baixo
Fique em 4 apoios. Alinhe os punhos com os ombros e os joelhos com o quadril, e abra os dedos das mãos. Ao inspirar, leve o olhar à frente, abra o peito, gire os ombros para trás e eleve o quadril — nesse momento, a coluna se curva para baixo. Ao exalar, relaxe a cabeça, leve o queixo próximo ao peito e olhe para o umbigo. Estique os braços. Faça o movimento de 5 a 10 repetições.
2 – Abraçando as pernas
Deite de barriga para cima. Dobre uma perna e coloque as mãos um pouco abaixo do joelho. Traga a perna em direção ao tronco. A seguir, faça o mesmo exercício com a outra perna. Repita 10 vezes.
3 – Alternando os braços
Deite de barriga para cima. Em seguida, dobre as pernas e mantenha a coluna apoiada no chão. Eleve um braço de cada vez, tocando o chão atrás da cabeça. Repita 10 vezes com cada braço e depois faça mais 10 vezes com os dois ao mesmo tempo.