Avatar do usuário logado
Usuário
OLÁ, Usuário
Ícone de fechar alerta de notificações
Avatar do usuário logado
Usuário

Usuário

email@usuario.com.br

Como engrossar suas coxas: 5 exercícios eficazes para alcançar seu objetivo

Veja uma lista com movimentos que trabalham essa parte do corpo de maneira eficaz

Por Juliany Rodrigues
Atualizado em 11 nov 2025, 15h27 - Publicado em 10 nov 2025, 14h00
exercicios para engrossar as coxas
Exercícios para engrossar as coxas | (freepik/Freepik)
Continua após publicidade

Engrossar as coxas é um dos seus objetivos na academia? Para conquistar esse resultado, existem alguns exercícios que podem ser considerados os seus grandes aliados no processo.

É importante lembrar que treinar os membros inferiores vai muito além da estética, e contribui para a melhora da funcionalidade no dia a dia, para a prevenção de lesões e para a melhora do desempenho esportivo.

“As pernas são a base para a maioria das atividades. Elas abrigam alguns dos maiores músculos do corpo, e construir pernas saudáveis pode melhorar o desempenho, reduzir lesões e aumentar a resistência”, cita o Dr. Marcos Cortelazo, médico ortopedista especialista em joelho e em traumatologia esportiva.

Além de treinar regularmente, outros cuidados são indispensáveis para aumentar a massa muscular nas coxas, entre eles, uma dieta balanceada, com boa ingestão de proteínas, descanso adequado e hidratação correta.

Para montar um treino eficaz e seguro para engrossar as coxas, o ideal é procurar a orientação de um profissional, que vai avaliar o seu caso e te passar movimentos mais adequados para você. A seguir, Boa Forma separou alguns dos exercícios que podem ser indicados para atingir essa meta fitness!

Exercícios para engrossar as coxas

1. Agachamento sumô

Em pé, com a coluna ereta e olhando para frente, afaste as pernas e os pés em uma distância um pouco maior do que a largura dos ombros.

Continua após a publicidade

Projete levemente as pontas dos pés para fora, acompanhando a direção dos joelhos (ângulo de 45°). Realize o movimento de agachar olhando para frente e mantendo a postura ereta. Flexione os joelhos e execute o agachamento até as pernas ficarem paralelas ao chão.

Evite que os joelhos sejam projetados para dentro. Volte à posição inicial colocando a força nos calcanhares e mantendo os pés totalmente encostados no chão.

2. Afundo

Em pé com os pés afastados na largura dos ombros, braços ao lado do corpo. Dê um passo à frente com o pé direito de um a dois pés, mantendo o tronco ereto, de modo que os joelhos fiquem sobre os dedos dos pés.

Flexione o joelho direito em um ângulo de 90 graus com a coxa direita paralela ao chão. Empurrando o calcanhar do pé direito contra o chão e transfira o peso para o pé esquerdo, dê um passo com o pé direito de volta à posição inicial. Repita do outro lado.

Continua após a publicidade

3. Círculos de perna única

Deite-se de bruços com os braços ao lado do corpo e as palmas voltadas para baixo. Levante a perna esquerda e aponte o pé esquerdo como se estivesse estendendo os dedos dos pés para tocar o teto.

Gire a perna esquerda ligeiramente para fora. Em seguida, inspire e trace um círculo (como se estivesse desenhando no teto) com a perna esquerda, movendo a perna inteira, mas mantendo os quadris imóveis. Tente não levantar o quadril esquerdo do chão.

Trace o círculo 5 vezes no sentido horário e repita no sentido anti-horário. Lados do interruptor; repita.

4. Leg press

Continua após a publicidade

Sente-se na máquina com as costas e a cabeça apoiadas confortavelmente no suporte acolchoado. Coloque os pés na placa de pé na largura do quadril, certificando-se de que os calcanhares estejam planos contra o assento, em vez de levantados.

Suas pernas devem formar um ângulo de cerca de 90 graus nos joelhos. Se os pés estiverem muito altos na placa, isso forçará os glúteos; muito baixo coloca pressão desnecessária sobre os joelhos. Seus joelhos devem estar alinhados com os pés e não devem ser dobrados para dentro nem para fora.

Ao pressionar, certifique-se de manter esse alinhamento. Segure as alças de assistência para fornecer suporte e manter a coluna e a cabeça na posição.

Contraia os músculos abdominais e empurre a plataforma com os calcanhares. A frente do pé ou dos dedos nunca deve ser usada exclusivamente para mover a almofada para frente.

Ao expirar, estenda as pernas e mantenha a cabeça e as costas apoiadas no assento. Estenda com controle lento em vez de um movimento explosivo.

Continua após a publicidade

Faça uma pausa no topo do movimento. Não trave os joelhos e verifique se eles não estão se curvando para fora ou para dentro.

Enquanto inspira, retorne a plataforma para a posição inicial dobrando gradualmente os joelhos. Mantenha os pés e as costas retas o tempo todo.

5. Cadeira flexora

Ajuste a alavanca da máquina de acordo com a sua altura e sente-se na máquina com as costas apoiadas no suporte traseiro.

Coloque a parte de trás da perna em cima da alavanca acolchoada (apenas alguns centímetros abaixo das panturrilhas) e prenda a almofada abdominal contra as coxas, logo acima dos joelhos.

Continua após a publicidade

Em seguida, segure as alças laterais da máquina enquanto aponta os dedos dos pés retos (ou também pode usar qualquer uma das outras duas posições) e certifique-se de que as pernas estejam totalmente retas bem à sua frente. Esta será a sua posição inicial.

Ao expirar, puxe a alavanca da máquina o máximo possível para trás das coxas, flexionando os joelhos. Mantenha o tronco parado o tempo todo. Mantenha a posição contraída por um segundo. Retorne lentamente à posição inicial enquanto inspira.

Acompanhe o nosso WhatsApp

Quer receber as últimas dicas e matérias incríveis de Boa Forma direto no seu celular? É só se inscrever aqui, no nosso canal no WhatsApp.

Acompanhe o nosso WhatsApp

Quer receber as últimas dicas e matérias incríveis de Boa Forma direto no seu celular? É só se inscrever aqui, no nosso canal no WhatsApp.

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.