5 exercícios para fortalecer o tríceps e definir o músculo do ‘tchauzinho’
Os treinos de força podem ajudar a trazer um aspecto mais tonificado para essa parte do corpo
O músculo do “tchauzinho” consiste basicamente no tríceps, localizado na parte posterior dos braços. Ele tem como função principal a extensão do cotovelo, e desempenha um papel importante na funcionalidade diária.
O apelido surgiu porque, ao levantar o braço para acenar e se despedir – o famoso “dar tchau” -, há um movimento dessa região e, em casos de flacidez, é possível perceber um balanço.
A má notícia é que não existem exercícios específicos que promovam de maneira isolada a queima de gordura apenas nessa área.
Para trazer mais firmeza ao músculo do “tchauzinho”, é preciso adotar um conjunto de cuidados, entre eles, a dieta balanceada, a boa hidratação, a prática de musculação, a realização de atividades aeróbicas e o gerenciamento do estresse.
Além das vantagens estéticas, a hipertrofia dessa parte do corpo colabora para a força nos braços, tornando mais fáceis atividades como empurrar e levantar ou arremessar algo. Além disso, contribui para a performance esportiva e para a prevenção de lesões.
“Braços fortes são essenciais para realizar tarefas diárias, além de proporcionar suporte para exercícios mais complexos”, diz Vinicius Neves, treinador físico do The Corner Sports & Health.
Exercícios para definir o músculo do “tchauzinho”
Veja uma lista com cinco exercícios recomendados por Cau Saad, personal trainer, para definir o músculo do “tchauzinho”.
1 – Flexão de tríceps
Você pode realizar apoiando os dois joelhos em uma superfície macia (colchonete, toalha ou até almofada). Se estiver muito fácil, tire o apoio dos joelhos e fique sobre a ponta dos pés.
Coloque as mãos ao lado do peitoral (essa pegada mais estreita fará com que o músculo do “tchauzinho” trabalhe ainda mais). Empurre o chão, usando a força dos braços para subir o tronco. Atente-se para manter a cabeça, coluna e quadril em uma linha reta.
2 – Prancha tríceps
Esta variação de prancha, além de trabalhar os músculos do core, exige muito do tríceps. O exercício consiste em realizar o movimento da prancha alta, alternando com a tradicional.
Deite-se com o abdômen para baixo, apoie as pontas dos pés no solo e deixe os antebraços alinhados com os ombros. Faça força para manter o corpo paralelo ao solo (em um completo alinhamento) e alterne os apoios das mãos e dos cotovelos.
3 – Tríceps banco
Sente-se em um banco ou cadeira e apoie as mãos ao lado do quadril (pode manter os joelhos flexionados). Mova o corpo para frente, retirando o quadril do banco, e flexione o cotovelo para descer em direção ao solo. Em seguida, suba com a força do tríceps.
Atenção: mantenha os ombros longe das orelhas, olhe para frente e posicione o quadril rente ao banco. Se o movimento estiver fácil, estenda as pernas mais à frente.
4 – Desenvolvimento em pé
Com tronco e cabeça alinhados, joelhos levemente flexionados e as mãos na altura dos ombros, eleve o pesinho em direção ao teto. Retorne à posição inicial lentamente. Se você não tiver halteres, pode realizar este exercício com garrafinhas de água ou sacos de alimentos.
5 – Elevação lateral + adução horizontal de ombros
Eleve os braços pela lateral do corpo até a linha dos ombros, depois aproxime as mãos à frente do corpo e retorne, descendo os braços até a posição inicial. Este exercício também pode ser feito com garrafas ou alimentos.
Acompanhe o nosso WhatsApp
Quer receber as últimas dicas e matérias incríveis de Boa Forma direto no seu celular? É só se inscrever aqui, no nosso canal no WhatsApp.





