Avatar do usuário logado
Usuário
OLÁ, Usuário
Ícone de fechar alerta de notificações
Avatar do usuário logado
Usuário

Usuário

email@usuario.com.br

Melhore seu treino: 4 exercícios de Pilates para incluir na academia

Dá para reproduzir alguns movimentos clássicos do Pilates na academia. Veja!

Por Juliany Rodrigues
Atualizado em 20 out 2025, 13h41 - Publicado em 16 out 2025, 14h00
exercicios de pilates para fazer na academia
O Pilates é uma prática que favorece a flexibilidade e a consciência corporal | (freepik/Freepik)
Continua após publicidade

Você sabia que dá para incluir exercícios de Pilates nos seus treinos na academia? A combinação entre essas duas modalidades tem se mostrado uma grande aliada para promover o bem-estar físico e mental, oferecendo benefícios como melhora do desempenho, prevenção de lesões, desenvolvimento de flexibilidade, fortalecimento do core e mais consciência corporal.

“O Pilates trabalha o corpo de forma glÉ possívelobal, garantindo a tonificação da musculatura e melhorando a flexibilidade, evitando lesões, auxiliando na coordenação motora, consciência corporal e eliminando toxinas corporais. Alguns dos princípios da musculação são hipertrofia e aumento no volume das células musculares”, explica Josi Araújo, fisioterapeuta e professora da Pure Pilates.

“A melhora na mobilidade articular permite execuções mais eficientes e evita assimetrias que poderiam comprometer os resultados”, declara.

Na academia, é possível reproduzir ou adaptar alguns movimentos clássicos do Pilates para potencializar os treinos de força. Descubra, a seguir, agora quatro exercícios dessa prática que podem ser executados apenas com o uso de um colchonete!

Mas antes de tudo, lembre-se: para integrar o Pilates à musculação de maneira segura e eficaz, o ideal é procurar orientação de um profissional e ter muito cuidado e planejamento, pois isso ajuda a evitar a sobrecarga do corpo.

Exercícios de Pilates para fazer na academia

1

 

The side bend

Continua após a publicidade

Objetivo: Trabalhar o fortalecimento e a flexibilidade dos flexores laterais da coluna e abdutores dos quadris, assim como dos rotadores externos de quadris e joelhos. Nos membros superiores, os abdutores dos ombros e das escápulas devem estar ativos juntamente com os extensores dos cotovelos.

WhatsApp Image 2023-08-29 at 10.38.16

2

Kneeling side kick

Objetivo: Promover o desenvolvimento dos estabilizadores lombopélvicos, controle e flexibilidade dos flexores e extensores de quadril, além de fortalecer os abdutores de quadril e flexores laterais da coluna pela manutenção da coluna e pelve neutras.

Continua após a publicidade
.
(Pure Pilates/Divulgação)
3

The control balance

Objetivo: Fortalecer os flexores da coluna e extensores do quadril, estimular a flexibilidade dos extensores da coluna, do quadril e dos flexores do joelho e desenvolver um trabalho de equilíbrio dinâmico em posição quase invertida.

.
(Pure Pilates/Divulgação)
Continua após a publicidade
4

The push up

Objetivo: Fortalecer os extensores de cotovelos e flexores dos ombros, a musculatura flexora da coluna e dos quadris e o transverso abdominal e desenvolver a estabilidade do tronco e da cintura escapular.

WhatsApp Image 2023-08-29 at 10.36.53

 

Acompanhe o nosso WhatsApp

Quer receber as últimas dicas e matérias incríveis de Boa Forma direto no seu celular? É só se inscrever aqui, no nosso canal no WhatsApp.

Continua após a publicidade

 

 

 

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.