Estudo revela que equipamentos de academia são maiores focos de bactérias

Estudo buscou identificar risco de contrair infecções durante o treino

Por Giovana Santos
Atualizado em 23 out 2024, 14h21 - Publicado em 21 out 2024, 20h00
Personal trainer alerta sobre erros para você não cometer este ano na academia
Com qual frequência você costuma ir à academia? | (Freepik/Divulgação)
Continua após publicidade

Academia é sinônimo de saúde e… Bactérias! Isso mesmo. Um estudo concluiu que esse ambiente pode ter mais micro-organismos do que o assento do vaso sanitário.

O teste foi feito pelo site estadunidense FitRated junto com o laboratório EmLab P&K. Eles analisaram 27 equipamentos de três estabelecimentos diferentes – entre eles, esteiras, bicicletas ergométricas e halteres.

Foram encontrados diversos tipos de bactérias, como Staphylococcus – causa mais comum de problemas de pele, pneumonia e septicemia. Bastonetes gram-negativas também foram identificados, que podem ser resistentes a antibióticos. 

É claro que isso não deve ser motivo para você cancelar a sua matrícula na academia e deixar de cuidar de si. Com algumas dicas de higiene, é possível evitar problemas. Conheça a seguir!

Dicas de higiene para academia

Lave a sua garrafa de água

Apesar de não parecer, a garrafa de água que você leva fielmente ao treino todos os dias precisa ser higienizada com frequência.

Continua após a publicidade

Isso porque, de acordo com um estudo, o recipiente pode abrigar mais de 300 mil unidades formadoras de colônias por centímetro quadrado – ou seja, ele tem grande potencial para te deixar doente. 

A solução, contudo, é simples: basta lavar a garrafa depois de cada uso com água quente e sabão, e não se esqueça de limpar bem os cantinhos dela, incluindo a região da tampa. 

Higienize suas roupas

Para eliminar o mau cheiro (e as bactérias), basta misturar duas xícaras de vinagre branco a oito xícaras de água morna e molhar a peça manchada de suor antes de levá-la à máquina de lavar. 

Outra dica é já lavar a roupa logo após o treino, pois assim as manchas sairão com mais facilidade!

Continua após a publicidade

Troque de roupa ao chegar em casa

A combinação de suor e bactérias pode levar a consequências graves para a saúde, indo de infecções do trato urinário a feridas nas partes íntimas. 

Se você não tiver tempo para tomar um banho, ao menos use uma toalha ou pano molhado para higienizar a região e espere secar para, depois, vestir a peça limpa. 

Não treine com absorvente tradicional

Além de não ser a opção mais confortável, ela ainda cria um ambiente ideal para a proliferação de bactérias. 

Isso porque a combinação de uma “almofada” quente e úmida com o atrito pode levar a infecções e erupções cutâneas. Sem mencionar que, uma vez cheio de suor durante um treino pesado, um absorvente não será tão eficaz. 

Continua após a publicidade

Neste caso, você pode optar por usar um absorvente interno ou coletores menstruais

Limpe os aparelhos antes e depois de usá-los

De acordo com um estudo, os pesos livres têm 362 vezes mais germes do que um assento de vaso sanitário. Isso sem falar na limpeza dos tapetes de aulas de ioga. 

Sejamos francos: o ideal é ter seu próprio tapete para não correr o risco de ter que lidar com uma infecção fúngica. Além disso, sempre tome banho o mais rápido possível depois do treino. 

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.