Corrida na areia: benefícios e como praticar sem se machucar
Seja no frio ou no calor, veja como fazer o exercício corretamente
Você sabia que a escolha do solo para praticar corrida pode influenciar diretamente na exigência dos músculos e nas estruturas da perna como um todo? “A corrida na areia tem um nível maior de dificuldade do que no asfalto, uma vez que você precisa de maior estabilidade no pé por conta das irregularidades da areia. Além disso, a areia costuma ser fofa, impossibilitando a impulsão que o asfalto dá”, explica o Dr. Nemi Sabeh Jr., ortopedista e médico do esporte.
Se você iniciou agora os treinos de corrida na areia ou já tem certa experiência nesta prática, confira os principais benefícios, além de como correr de forma efetiva e sem se machucar.
Corrida na areia seca/fofa x na areia molhada
Além do asfalto, existe uma diferença também entre escolher correr na areia seca e na areia molhada, que pode impactar proporcionalmente na velocidade do corredor. “A queima calórica e ação muscular é mais intensa na areia fofa portanto, para a maioria, correr na areia fofa traz maiores benefícios e bons resultados”, comenta o Dr. André Melilo, médico ortopedista especialista em joelho e pé. “Em nível de dificuldade, a areia molhada se assemelha ao chão mais duro, enquanto a areia seca e fofa é mais mole, tornando mais difícil o nível de mobilidade”, completa o Dr. Sabeh Jr.
Benefícios da corrida na areia
Com a ajuda de um educador físico, para que o mesmo monte treinos individualizados, curtos e considerando as limitações e objetivos de cada um, os impactos e progressões podem ser positivos para quem deseja correr. “Correr na areia pode diminuir o impacto nas articulações e assim, acarretar na maior ação e performance muscular da atividade comparada à corrida de asfalto”, diz o Dr. Melilo.
Em contrapartida, o Dr. Sabeh Jr aponta: “Eu indico a corrida na areia fofa para quem está buscando fisioterapia e reabilitação. O terreno irregular proporcionado pela areia exige um nível de estabilização do tornozelo na hora da impulsão, assim como a força que a musculatura do pé e da panturrilha também precisam para isso”.
Qual calçado usar?
“Na areia, especialmente a areia fofa, é recomendado que se corra descalço ou com calçados minimalistas de solado bem fino. Areia dura, quando muito rígida, corresponderia a corrida de asfalto exigindo tênis apropriado”, comenta o médico ortopedista especialista em joelho e pé.
Tempo de corrida na areia
Conforme compartilhado pelo médico do esporte anteriormente, a fim de evitar a sobrecarga da musculatura dos pés e da panturrilha, não é indicado correr por mais de 30 ou 40 minutos na areia. “Antes de começar a correr, é indispensável procurar as orientações de um educador físico, assim como fazer alongamentos específicos, treinos regulares, aquecimento pré treino, seguir uma boa alimentação e hidratação adequadas”, indica o Dr. Melilo.