Continua após publicidade

Top de ginástica: como escolher o ideal para cada modalidade e peito

Aqui, explicamos o porquê de investir em um bom de top de ginástica e damos as melhores dicas para a sua compra

Por Marcela De Mingo
Atualizado em 21 out 2024, 16h33 - Publicado em 17 out 2022, 08h00
top de ginástica
 (Elina Fairytale / Pexels/Divulgação)
Continua após publicidade

Roupa de ginástica é tudo a mesma coisa? Claro que não! Principalmente quando o assunto é o top, é importante sabermos que existem modelos adequados tanto para diferentes modalidades como para diferentes tipos de corpo. 

E escolher o top adequado faz toda diferença. Se você é corredora, por exemplo, optar pela peça ideal não só melhora a performance como também evita problemas futuros, como dores e desconfortos nos seios (sim, isso pode acontecer). É por isso que, nos parágrafos abaixo, vamos entender como escolher o seu top de ginástica. 

POR QUE DE ESCOLHER O TOP CERTO

“A roupa de ginástica é muito importante para o conforto na prática de atividade física e também no desempenho e impacto nos resultados”, explica a educadora física Vanessa Furstenberger. “Muitas vezes, as pessoas se preocupam com o que é bonito ao invés de se preocupar com o conforto e a liberdade para fazer os movimentos, e isso é um erro.”

Você conhece essa história, certo? Escolher o look mais bonito para a academia e esquecer da funcionalidade de cada peça. Por mais que usar roupas bonitas e que gostamos melhore a nossa auto-estima (e até o nosso desempenho na academia, segundo estudos), é importante considerar que essas peças são desenhadas com um objetivo em mente. 

top de ginástica

Continua após a publicidade

COMO ESCOLHER O TOP CERTO? 

Agora que entendemos a importância de um bom top, vamos ao mais importante: as dicas que você pode ter sempre à mão antes de comprar um top de ginástica. 

1

Nível de compressão x modalidade

Atividades de alto impacto (como corrida ou treinos com saltos) pedem tops de compressão maior, enquanto atividades de médio (como dança) e baixo impactos (como yoga) não exigem tanta compressão. Dessa forma, temos que: 

Continua após a publicidade
  • Tops para atividades de alto impacto: maior compressão, uma estrutura que lembra mais um sutiã comum e oferece um bom suporte para os seios. 
  • Tops para atividades de médio/baixo impacto: pouca compressão, não têm uma estrutura de bojo e suporte dos seios, e gera baixa restrição de movimento. 
2

Justo, mas não apertado

Apesar da necessidade de compressão, um top deve ficar justo no corpo, mas nunca apertado. Ele deve ser mais ajustado nos seios do que um sutiã tradicional, mas não deve atrapalhar ou restringir a respiração. O truque, aqui, é: no top ideal, você consegue colocar dois dedos entre as alças e os seus ombros. 

3
Continua após a publicidade

Dobras são ruins

O tecido sobre os seios deve ficar liso – se ele gera rugas ou dobras, é um sinal de que ele está largo demais. Por outro lado, se os seus seios estão “pulando” para fora do tecido, é um sinal de que ele está pequeno. 

Continua após a publicidade
4

Cuidado com arames

Se o top contar com uma estrutura semelhante a um sutiã, com arames para sustentação dos seios, é muito importante que essa estrutura encaixe perfeitamente no seu corpo – ele não deve apertar, pressionar ou pinçar a pele. 

5

Lembre-se de ajustar as alças

Levante os braços. Se o top sair do lugar, é um sinal de que ele está grande demais. Nesses casos, é possível que as alças precisem ser ajustadas, se isso for possível, ou que o top seja de um tamanho menor. 

Continua após a publicidade
6

Movimente-se

Antes de finalizar a compra, faça movimentos com o corpo. Pule, mexa os braços, corra no lugar… Se você perceber qualquer desconforto, é melhor experimentar outro modelo. 

QUANTO TEMPO DURA UM TOP DE GINÁSTICA?

Outro ponto importante na hora de comprar o seu top: ele não dura para sempre. Tá, talvez essa seja uma informação óbvia, mas é importante se atentar a durabilidade da peça para que ela não perca a efetividade.

Um top de ginástica costuma durar entre 30 e 40 lavagens. Porém, é comum que o tecido ceda com o tempo, o que faz com que ele dure menos do que isso. Principalmente se a peça serve para atividades de alto impacto, prestar atenção na qualidade do tecido e se ele está ou não perdendo maleabilidade é importantíssimo.

Se você quer aumentar o tempo de vida de um top, vale a pena considerar os seguintes pontos:

:: Lave a peça sempre com água fria
:: Evite amaciantes
:: Não use secadoras

.

VITRINE: TOPS PERFEITOS PARA SUA ATIVIDADE

Para yoga: de baixa compressão

top para yoga
(Amazon/Divulgação)

Top sem costura, Puma

Compre aqui

Para dança: de média compressão

top para dança
(Amazon/Divulgação)

Top Up Control, Lupo

Compre aqui

Para corrida: de alta compressão

top para corrida
(Amazon/Divulgação)

Top de Compressão, Lupo

Compre aqui

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.