Continua após publicidade

Melhore sua imunidade e aqueça o corpo com o pilates no outono

Modalidade contribui com a melhora da saúde durante a temporada do outono. Confira bons motivos para praticar!

Por Ana Paula Ferreira
Atualizado em 29 Maio 2024, 11h19 - Publicado em 28 Maio 2024, 12h01

Você sabia que praticar pilates no outono pode oferecer ótimos benefícios para manter a saúde em dia durante a temporada de dias frios e chuvosos?

Apesar de ser um período importantíssimo para cuidar da saúde – especialmente para quem tem alguma doença respiratória ou dores crônicas – a verdade é que muitas pessoas acabam abandonando os exercícios físicos em troca do chocolate quente e das cobertas. No entanto, a modalidade pode ser de grande ajuda para quem quer passar por essa estação sem problemas de saúde.

Benefícios do pilates no outono

Os benefícios do pilates são inúmeros. Entre eles, estão:

  • Sistema imunológico mais forte: auxilia na prevenção de gripes e resfriados;
  • Combate das dores: relaxa a musculatura normalmente contraída nos dias frios;
  • Aquece o corpo: os exercícios de resistência muscular fazem parte das aulas de pilates;
  • Acelera o metabolismo: essa atividade ajuda a queimar calorias e é ótimo para emagrecer;
  • Fortalece e tonifica: ele trabalha toda a musculatura, tanto dos membros inferiores quanto superiores;
  • Proporciona condicionamento físico: ajuda nas atividades diárias;
  • Promove mais flexibilidade e equilíbrio;
  • Ensina a respirar melhor: ajuda na redução da ansiedade e do estresse;
  • Melhora a concentração;
  • Dá sensação de bem-estar;
  • Aumenta a autoestima.

De acordo com Josi Araújo, professora da Pure Pilates, durante os dias de outono, quando começa a diminuição de temperatura, é comum que as dores, principalmente aquelas articulares, voltem com mais frequência. “Com o pilates, conseguimos relaxar os músculos diminuindo os desconfortos musculares, já que no frio a musculatura tende a ‘encurtar’ geralmente na região do pescoço e costas”, ela afirma.

Continua após a publicidade

A profissional menciona que, para ter resultados mais efetivos, o recomendado é treinar mais de uma vez na semana. “O ideal é que pratiquem pelo menos duas vezes na semana. Os objetivos mudam quando pensamos na prática no período do outono, focamos mais na diminuição de dores e fazemos um trabalho mais efetivo no sistema respiratório”.

Além dos benefícios físicos, a modalidade também traz vantagens para o sistema imunológico e respiratório. “Os exercícios físicos previnem o excesso de peso e as doenças crônicas não transmissíveis. Entretanto, a resposta imunológica proveniente do exercício está relacionada a fatores como: regularidade, intensidade, duração e tipo de esforço aplicado durante a prática da atividade física”, explica.

Segundo Josi, o criador do método sofria com alergias e doenças respiratórias e desde então ele já percebia o poder dos exercícios nesses quadros alérgicos. “Com base em seus estudos de anatomia, Joseph Pilates acreditava que o controle do coração era resultado de uma respiração correta. Essa, por sua vez, reduziria a pressão do órgão e, ao mesmo tempo, purificaria o sangue e desenvolveria os pulmões”, afirma.

Sendo assim, o pilates traz inúmeras vantagens aos pacientes com doenças respiratórias, pois apresentam compensações posturais que sobrecarregam seus músculos inspiratórios. “Por meio da respiração, contribui para o reequilíbrio da função pulmonar, mobilidade tóraco-abdominal e aumento do volume pulmonar”, ela completa.

Continua após a publicidade

 

 

 

Publicidade