Benefícios do futebol: esporte faz bem para a saúde física e mental
Atividade pode ser praticada por crianças, adultos e idosos, e tem resultados positivos no controle de peso e na redução na pressão arterial, por exemplo
Divertido de assistir e de jogar, o futebol é um esporte que vai muito além do entretenimento: é um esporte capaz de oferecer uma série de benefícios para a saúde tanto física, quanto mental.
Os mais óbvios, é claro, estão relacionados à atividade aeróbica gerada em campo, como aponta Mercedes Carnethon, epidemiologista e professora de medicina preventiva na Universidade Northwestern, em Chicago (EUA).
“É um jogo de corrida contínua e com pouquíssimas paradas, que também tem elementos anaeróbicos – aquela alta intensidade em que você corre e depois descansa”, explica ela.
“Como o futebol é composto por formas altamente aeróbicas de atividade e exercício, os benefícios que você obtém são generalizados”, completa Ilan Danan, neurologista do Instituto Cedars-Sinai Kerlan-Jobe, em Los Angeles (EUA), apontando resultados positivos como controle de peso, redução na pressão arterial e melhora nos níveis de colesterol.
“O exercício regular também pode melhorar o humor, reduzir a ansiedade e levar a um sono melhor”, ele afirma.
Futebol: bom para a saúde como um todo
De acordo com o pesquisador esportivo Peter Krustrup, que passou mais de 15 anos estudando as vantagens do futebol para a saúde, os jogos recreativos e exercícios relacionados ao futebol oferecem benefícios relacionados à melhora da composição corporal e a redução do colesterol e pressão arterial após cerca 12 a 16 semanas de treinamento.
“O futebol é um esporte polivalente, que combina resistência, força e treino intervalado de alta intensidade ao mesmo tempo”, afirma o profissional em suas pesquisas.
“Basicamente, ele é o melhor dos três mundos: é tão bom quanto a corrida intervalada, no que diz respeito ao treinamento cardiovascular, tão bom quanto a corrida de longa distância ou o ciclismo, no que se diz respeito à resistência e, por fim, tão bom quanto levantar pesos no que diz respeito aos benefícios músculo-esqueléticos”, complementa.
Por fim, mais uma vantagem que o futebol tem sobre outros esportes é que ele permite facilmente jogadores de todos os níveis de habilidade e idades. Essa informação também foi confirmada por Krustrup, que pesquisou jogadores mais velhos, incluindo alguns estreantes na faixa dos 80 anos e descobriu que os praticantes novatos mais velhos obtêm os mesmos benefícios de saúde que aqueles que jogam há décadas.
Benefícios do futebol
Agora que você já sabe que o futebol é uma atividade não só divertida, mas extremamente boa para a saúde, confira a lista completa com os benefícios oferecidos por ele, de acordo com os profissionais:
- Aumenta a capacidade aeróbica;
- Melhora a saúde cardiovascular;
- Reduz a gordura corporal e melhora o tônus muscular;
- Aumenta a força muscular;
- Aumenta a força óssea;
- Estimula a coordenação;
- Promove o trabalho em equipe;
- Aumenta a função cognitiva do cérebro;
- Aumenta a confiança e a autoestima e ajuda a reduzir a ansiedade.