Continua após publicidade

Aulas em grupo são melhores do que treino solo, aponta estudo

Pesquisa avaliou estudantes de medicina divididos em três categorias e concluiu que as aulas em grupo ofereceram melhores benefícios

Por Ana Paula Ferreira
Atualizado em 21 out 2024, 16h39 - Publicado em 24 ago 2023, 10h00
Veja os benefícios das aulas em grupo, segundo a pesquisa
Veja os benefícios das aulas em grupo, segundo a pesquisa (Freepik/Divulgação)
Continua após publicidade

Se você está sempre sozinho na academia, é possível que, depois de ler essa matéria, sua rotina mude. Isso porque um estudo da University of New England College of Osteopathic Medicine descobriu que as pessoas que fizeram aulas em grupo regulares relataram menos estresse e maior qualidade de vida do que aquelas que se exercitam sozinhas.

Apesar dos benefícios constatados pela pesquisa, é importante dizer, para sermos justos, que também há prós e contras no treino individual.

Veja a seguir a conclusão do experimento sobre aulas em grupo e treinar sozinho.

Estudo sobre aulas em grupo

Os pesquisadores dividiram os estudantes de medicina em três grupos, cada um adotando diferentes regimes de condicionamento físico por 12 semanas:

  • O grupo um fez pelo menos uma aula em grupo por semana (e poderia fazer exercícios adicionais se quisesse);
  • O grupo dois treinou sozinho ou com um ou dois parceiros pelo menos duas vezes por semana;
  • O grupo três não treinou.
Continua após a publicidade

A cada quatro semanas, os alunos responderam a perguntas sobre seus níveis de estresse e qualidade de vida. O resultado?

Aqueles que praticavam as aulas em grupo relataram níveis de estresse significativamente mais baixos e maior qualidade de vida física, mental e emocional, enquanto os praticantes fora da aula mostraram apenas um aumento na qualidade da vida. Já o grupo sem exercício não apresentou mudança significativa em nenhuma das quatro medidas.

Benefícios da aula em grupo

Primeiramente, é importante dizer que, embora a aula em grupo tenha o benefício adicional de reduzir o estresse, todos os praticantes experimentaram um aumento na qualidade de vida.

Continua após a publicidade

“O mais importante é se exercitar em geral”, diz Mark D. Schuenke, professor associado de anatomia na University of New England College of Osteopathic Medicine e coautor do estudo.

“Mas os aspectos sociais e de apoio da aula em grupo podem encorajar as pessoas a se esforçarem mais, ajudando-as a obter mais benefícios do exercício”, completou.

Além disso, ele disse também que “o benefício emocional do apoio experimentado em uma aula em grupo em grupo pode ser transferido para o resto do dia”.

Continua após a publicidade

Vale ressaltar que os participantes do estudo escolheram seus grupos, o que pode ter influenciado os resultados. Além disso, os praticantes das aulas em grupo relataram uma qualidade de vida inferior no início do estudo, o que significa que eles tinham mais espaço para melhorias.

Mas esse insight se traduz em alguns conselhos práticos: se você está tendo um dia ruim, uma aula de exercícios em grupo pode ser perfeita para melhorar sua qualidade de vida.

Então, da próxima vez que você pensar em ir para o elíptico ou levantar pesos totalmente sozinho, considere se inscrever para aquela aula de boxe.

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.