Aparelhos de academia: nomes e função
Perdido na hora de procurar a máquina para fazer seu exercício? A gente te ajuda!
Conhecer os nomes dos aparelhos de academia, suas funções e seu uso correto é essencial para um treino bem-sucedido. Afinal, nada adianta uma rotina impecável enviada por seu personal online se você não consegue achar onde deve ser realizado o exercício.
Aparelhos de academia para pernas e músculos inferiores
- Aparelho de glúteo
Como o próprio nome já diz, esse aparelho trabalha os músculos dos glúteos, além da coxa e quadril. Dependendo da máquina, o aluno pode fazer o movimento em pé ou em quatro apoios, levantando o peso com um chute para trás.
- Cadeira abdutora/adutora
Podem ser máquinas diferentes ou apenas uma com as duas funções. Nelas, o aluno deve se posicionar sentado na cadeira para abrir ou fechar as pernas. A cadeira abdutora trabalha os músculos internos da coxa e a adutora, o lado externo, além do quadril.
- Cadeira extensora
Também sentados, os alunos devem fazer o movimento de chute para cima, trabalhando toda a extensão frontal da coxa.
- Cadeira flexora
Também conhecida como mesa flexora, é o contrário da cadeira extensora. Nela, os alunos ficam deitados de barriga para baixo e puxam o peso até os glúteos. Trabalha os músculos posteriores da coxa, glúteo e panturrilha.
- Barra guiada/Smith
É uma barra fixa em uma estrutura que auxilia o treino de agachamento. Nela também é possível incluir anilhas nas extremidades.
- Leg Press
Também é um dos equipamentos mais conhecido para treino de músculos inferiores. São várias as inclinações possíveis, sendo a mais conhecida a de 45º.
- Hack para agachamento
O equipamento consiste no suporte para apoiar a barra com pesos para o treino de agachamento. Trabalha principalmente os glúteos e quadríceps, mas também posteriores, panturrilha e flexores de quadril.
- Elevação pélvica
É um aparelho que ajuda a trabalhar os movimentos do treino de glúteos, que também proporciona o fortalecimento e estabilização dos músculos da lombar.
- Panturrilha sentada
Como o nome já diz, é um equipamento próprio para a região das panturrilhas. Funciona como uma cadeira em que os alunos levantam o peso livre de acordo com a inclinação dos pés.
- Apolete
É um aparelho específico para treinos de glúteos e posteriores da coxa, além de contribuir com a extensão do quadril.
- Graviton
É um aparelho bem versátil parecido com a barra fixa, só que com o peso da máquina. Os alunos podem utilizá-lo para trabalhar exercícios de costas, ombro e braço ou até mesmo glúteos.
Aparelhos de academia para braços e músculos superiores
Essa categoria de equipamentos trabalha principalmente os músculos dos braços – bíceps, tríceps, trapézio e antebraço -, costas, ombro, abdômen e peitoral. Os mais conhecidos são:
- Barra fixa/paralelas
Neste aparelho, os alunos devem se pendurar e flexionar os braços, puxando o corpo para cima. Dessa forma, é possível trabalhar diferentes movimentos para fortalecer músculos do braço, peito, costas e abdômen, principalmente.
- Peck Deck
Encontrado em diferentes nomes, é o principal aparelho para trabalhar a musculatura do peito. Nele, os alunos devem se posicionar sentados, puxando as manoplas na direção central do peitoral.
- Supino
Também disponível em diferentes inclinações, o aparelho trabalha principalmente a região peitoral, braço e ombro. Funciona com o aluno deitado, de acordo com a inclinação, levantando barras com pesos nas extremidades.
- Desenvolvimento de ombro
Outro equipamento com a função no próprio nome. É um aparelho articulado que trabalha principalmente a região dos ombros a partir do peso livre.
- Cross Over
É usado principalmente para trabalhar os músculos superiores. Contempla uma estrutura com duas polias paralelas.
- Polia
É uma versão mais simples do equipamento Cross Over, usada principalmente para movimentos que trabalham os músculos superiores.
- Abdominal articulado
O equipamento trabalha os músculos do abdômen por meio do uso de peso livre. Dessa forma, a máquina facilita e potencializa o movimento que normalmente é feito com uso do colchonete e sem peso.
- Prancha abdominal
É um banco com diferentes possibilidades de inclinação para facilitar o movimento da prancha, que trabalha os músculos do abdômen.
- Prancha vertical
É quase que uma cadeira, sem o suporte para sentar, em que os alunos devem se apoiar para realizar o exercício de abdominal infra, com o peso do próprio corpo.
Aparelhos de academia para exercícios aeróbicos
São os equipamentos que têm como objetivo o melhor condicionamento físico e cardiovascular e queima de calorias. Os principais são:
- Bicicleta ergométrica
Funciona como um simulador de pedalada, só que de forma fixa no chão. Proporciona exercícios de força, condicionamento e queima calórica, trabalhando principalmente a parte inferior do corpo e abdômen.
- Esteira
É um simulador de caminhada e corrida, com possibilidade de aumentar ou diminuir a velocidade e inclinação. Assim como a bicicleta ergométrica, trabalha o condicionamento físico e vascular, além da queima de calorias.
- Elíptico (Transfer/Transport)
Outro aparelho muito conhecido que simula passadas em velocidade para frente e atrás. Trabalha os músculos das pernas, glúteo e abdômen, além de potencializar a capacidade física e cardiovascular.
- Remo Indoor
É um simulador do esporte à remo, que trabalha o condicionamento físico e cardiovascular, além dos músculos superiores. Funciona com o movimento de puxar o peso em direção às costas e ao peito.
- Simulador de escada
Uma das tendências em equipamentos para academias, para que as pessoas simulem o movimento de subir escadas. Estimula o condicionamento físico e queima de calorias.
Quais os nomes dos acessórios da academia?
Além dos equipamentos, é fundamental fazer a escolha correta dos acessórios para os exercícios. Os principais são:
- Anilhas
- Barras
- Halteres
- Step
- Tornozeleiras
- Bola
- Kettlebell