Alongamentos para aliviar a dor lombar
Estes movimentos são bons para diminuir os incômodos e prevenir futuras dores
Você sabia que a dor na lombar é a condição mais comum na ortopedia dos pronto-socorros? “Ela atinge, anualmente, em torno de 65% das pessoas do mundo, e até 84% terá em algum momento da vida”, complementa o médico ortopedista Rodrigo Luiz Vetorazzi, coordenador da ortopedia do Hospital Albert Sabin, em São Paulo.
As causas podem ser inúmeras, mas as principais incluem levantamento de peso de forma inadequada, obesidade, exercícios físicos incorretos ou exagerados e, é claro, má postura ao sentar ou dormir. “Nestes tempos de pandemia, isolamento social, sedentarismo e home office sem ergonomia, o número de casos aumentou bastante”, diz o profissional.
E mais: estresse, depressão e ansiedade também podem agravar os quadros.
Como melhorar?
De acordo com o especialista, o tratamento da dor lombar é multiprofissional, e pode incluir ortopedista, fisiatra, médico da dor, fisioterapeuta, psicólogo e até psiquiatra em alguns casos. “A procura pelo atendimento está relacionada tanto à intensidade quanto ao tempo de duração do incômodo.”
Além disso, os exercícios de alongamentos são de grande ajuda — para aliviar e para prevenir a dor na lombar, viu? “Podem ser feitos pela manhã ou durante os intervalos na jornada de trabalho.”. Confira alguns:
Alongamentos para aliviar a lombar
- Alongamento das estruturas posteriores das coxas
Você pode, por exemplo, deitar-se sobre um colchonete. Estique suas pernas à frente do seu corpo e mantenha os braços dos lados.
Em seguida, dobre o joelho direito e apoie o pé no chão. Envolva uma toalha (ou uma faixa de resistência) no seu pé esquerdo e segure as pontas dela com suas duas mãos. Sua perna deve estar apenas levemente curvada.
Puxe o objeto, trazendo a perna esquerda o mais próximo de você que conseguir. Fique na posição por alguns segundos e repita do outro lado.
- Alongamento abdominal
Deite de barriga para baixo no colchonete. Deixe as duas mãos apoiadas no chão na largura dos ombros.
Faça força para subir o tronco, mas não force o pescoço. Fique na posição após alguns segundos e retorne.
- Alongamento da cintura escapular
Sente no colchonete com as pernas dobradas e cruzadas à frente do corpo. Apoie a mão direita no chão enquanto pende o tronco para o lado direito. Fique na posição por alguns segundos e repita para o outro lado.