9 alongamentos matinais para iniciar o dia com energia e disposição

Confira um passo a passo para despertar o corpo e dar start com tudo em mais um dia!

Por Ana Paula Ferreira
Atualizado em 8 abr 2025, 20h13 - Publicado em 8 abr 2025, 18h00
Veja uma sequência de alongamento para fazer ao acordar
Veja uma sequência de alongamento para fazer ao acordar (jcomp/Freepik)
Continua após publicidade

Preparar o corpo logo no início do dia para encarar a rotina corrida é a melhor maneira de conseguir chegar em casa pela noite se sentindo um pouco menos cansado. Para isso, apostar em exercícios de alongamento para fazer ao acordar é uma ótima opção.

De acordo com a educadora física Cau Saad, os benefícios da atividade vão muito além. “Também ajuda na circulação, promove a oxigenação das células e melhora o desempenho nas atividades físicas”, ela afirma.

Seja antes de ir trabalhar, treinar ou qualquer outra função do dia a dia, veja como por em prática uma série para deixar o corpo bem relaxado, evitar lesões com os impactos e começar o dia com tudo. Confira a seguir!

Alongamento para fazer ao acordar

  1. “Para aliviar a tensão na lombar, deite de barriga para cima e abrace os joelhos, fazendo uma leve pressão na direção do peitoral. Fique nessa posição de 20 a 30 segundos.”
  2. “Agora, abrace apenas uma das pernas e estique a outra. Aguarde 20 a 30 segundos. Depois, repita o processo com o outro membro.”
  3. “Flexione os joelhos e coloque as pernas para o lado direito, mantendo um ângulo de 90º. Espere também 20 a 30 segundos, e depois repita o exercício para o outro lado.”
  4. Exercício para a região dorsal, que concentra grande parte das tensões musculares. “Sentada de pernas cruzadas, faça uma “corcunda” e leve os braços estendidos à frente do corpo, mantendo essa posição de 20 a 30 segundos.”
  5. “Ainda sentada e de pernas cruzadas, traga um braço a frente do corpo e faça pressão na direção do peitoral. Conte mais 20 a 30 segundos, e depois repita com o outro braço.”
  6. “Estenda os braços pra cima e cresça o corpo como se estivesse espreguiçando, sem tirar o bumbum do chão. Mantenha a posição de 20 a 30 segundos.”
  7. “Agora abra o peito e segure as mãos atrás das costas. Se você não conseguir fazer com que elas se encontrem, abra o máximo possível a região do peitoral e leve os braços para trás.”
  8. “Em pé, mantenha as pernas estendidas e desça o tronco à frente do corpo, relaxando o pescoço. Suba devagar, desenrolando vértebra por vértebra. Ao final, levante a cabeça”.
  9. “Flexione o joelho e segure um dos pés atrás do bumbum. Aguarde de 20 a 30 segundos e repita com a outra perna.”
Continua após a publicidade

Acompanhe o nosso WhatsApp

Quer receber as últimas dicas e matérias incríveis de Boa Forma direto no seu celular? É só se inscrever aqui, no nosso canal no WhatsApp.

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.