Deve-se alongar antes do treino? Veja o que dizem os profissionais de educação física
Entenda se pode ou não fazer alongamento antes do treino
Tanto para um iniciante quanto para alguém que já treina há bastante tempo, o aquecimento é fundamental para evitar lesões, uma vez que essa etapa ajuda a preparar os músculos, as articulações e o sistema cardiovascular para encarar a atividade física.
Em contrapartida, quando falamos em alongamento, ainda existem muitas dúvidas, entre as mais comuns: será que é importante fazê-lo no pré-treino? A seguir, Boa Forma te ajuda a esclarecer essa questão!
Tem que alongar antes do treino?
Alongar antes da musculação é um tema bastante discutido entre os profissionais de educação física. Enquanto alguns acham que essa etapa deve acontecer apenas após o fim dos exercícios, outros defendem que ela seja realizada antes.
Estudos feitos por pesquisadores brasileiros, canadenses e do Reino Unido apontaram que fazer o alongamento estático antes do treino pode diminuir o desempenho muscular, reduzindo a força máxima, potência, velocidade e explosão durante o treino.
Contudo, outros estudos também desenvolvidos no Reino Unido chegaram à conclusão de que alongamentos com duração menor que 30 segundos não afetam negativamente a performance muscular.
Portanto, alongamentos pesados, com vários exercícios para um mesmo grupo de músculos, devem ser evitados antes da musculação, uma vez que podem gerar fadiga e atrapalhar o rendimento.
Agora, um alongamento leve e rápido, que não force muito os músculos, pode ser realizado sem grandes problemas, segundo Leandro Twin, profissional de Educação Física da Growth Supplements.
Antes do treino, o mais indicado é optar pelo alongamento dinâmico, que envolve movimentar os membros em toda a sua amplitude. Ele pode ajudar na oxigenação dos tecidos, no aumento da flexibilidade, na prevenção de lesões, na melhora da coordenação motora e no aquecimento dos músculos.
Qual a diferença entre alongamento dinâmico e estático?
A principal diferença entre o estático e dinâmico é a quantidade de movimento envolvido – ou a falta dele. O alongamento estático mantém uma posição específica que cria tensão no músculo e a sensação de “esticar” o corpo.
Já o dinâmico envolve movimentar os membros em toda a sua amplitude de movimento, de acordo com o International Journal of Sports Physical Therapy.
E eles têm efeitos diferentes no corpo: o alongamento estático é aquele em que você mantém uma postura por um determinado período de tempo, o que permite que o músculo alongue e se solte totalmente ajudando a aliviar tensões.
O alongamento dinâmico tem como foco principal criar fluxo sanguíneo, fazendo com que o oxigênio se mova pelo corpo e, assim, aumente a mobilidade.