Alice Wegmann mostra treino de boxe: quais os benefícios da modalidade
Entenda como o esporte pode fazer bem à saúde do corpo

Nesta semana, Alice Wegmann provou que nem o calor intenso a impede de manter a rotina de exercícios físicos. Na manhã da última quarta-feira (05), ela compartilhou no Instagram alguns registros em que aparece fazendo boxe ao lado de seu treinador.
Na publicação, a atriz também resgatou um vídeo antigo de Fernanda Torres praticando o esporte. “Bom dia garotas, já deram umas porradas hoje? Eu e a dona do Oscar Fernanda Torres sim!”, brincou, na legenda do post.
Confira:
https://www.instagram.com/p/DFsFQtNu8Fe/?img_index=7
Quais os benefícios do boxe?
A seguir, a Sandra Bezerra, head coach de Jab House, revela quais vantagens o boxe pode trazer à saúde:
1Reduz o estresse
A prática de atividades físicas, por si só, libera hormônios como a endorfina, ocitocina, dopamina e serotonina, que melhoram o humor, reduz o estresse físico e mental e contribui para o bem-estar das pessoas.
“O boxe, além de ser uma excelente atividade física, também funciona como válvula de escape, reduzindo os hormônios relacionados ao estresse, como o cortisol, e aumentando a endorfina, que é responsável pela sensação de bem-estar”, explica a especialista.
Gera alto gasto calórico e auxilia na perda de peso
Por ser uma atividade intensa, o boxe é um grande aliado na perda de peso, devido aos treinos intensos, com diversas movimentações em todo o corpo, o que auxilia também na definição dos músculos e na redução de gordura, sendo um ótimo aliado no combate à obesidade.
“O gasto calórico em um treino que une o boxe convencional ao treinamento funcional pode chegar a até 700 calorias, pois existem momentos nos quais realizamos trabalhos de velocidade e potência, gerando um alto gasto calórico”, comenta Sandra.
3Melhora o condicionamento físico geral
Além da perda calórica que o esporte proporciona, um dos maiores benefícios do esporte para o corpo feminino é o condicionamento físico, fazendo esse ser um dos maiores motivos pela procura do boxe como atividade física para as mulheres.
“O treino também melhora o desempenho cardiorrespiratório da praticante e, consequentemente, ajuda a melhorar também o seu condicionamento geral, tornando-a mais resistente”, ressalta Bezerra.
4Aumenta a autoestima
“Uma vez que o estresse diminui, é inevitável a sensação de autoestima elevada quando se pratica uma atividade que proporciona tantos benefícios físicos e psicológicos”, reverbera a head coach.
Além disso, o boxe faz com que os praticantes se sintam mais seguro, ativos e confiantes, aumentando sua saúde e qualidade de vida, o que, consequentemente, também eleva a autoestima.
5Aumenta a definição e força do corpo
A prática do boxe exige muita força e resistência, uma vez que, durante as aulas, são feitos diversos movimentos repetitivos e o corpo está sempre em movimento.
“Treinando sequências de socos, saltos e deslocamentos, é natural que a musculatura se fortaleça, deixando o corpo mais torneado e definido”, comenta Sandra.
Ativa o corpo como um todo
A prática do boxe trabalha diversos grupos musculares ao mesmo tempo, como braços, abdômen e pernas, constantemente trabalhados durante a repetição de movimentos e golpes.
“Assim seu corpo se movimenta completamente, sendo uma ótima atividade para exercitar o corpo de forma integral”, explica.
Ajuda na defesa pessoal
Por fim, a profissional ainda ressalta que, além de todas essas vantagens, o boxe ainda é ótimo e muito procurado por mulheres que querem aprender com a luta uma forma de se defender em alguma situação de risco, ainda que não seja o objetivo principal da aula.
“A defesa pessoal é um dos benefícios do esporte e ajuda as mulheres a se sentirem mais seguras e confiantes diante de determinadas situações e adversidades no dia a dia”, finaliza ela.