Continua após publicidade

Os 5 melhores exercícios para estresse

Diferentes modalidades, mas uma coisa em comum: elas promovem a sensação de bem-estar e reduzem a ansiedade

Por Daniela Bernardi
Atualizado em 21 out 2024, 16h31 - Publicado em 5 set 2020, 12h00
exercícios para estresse
 (Matheus Ferrero, Unsplash/Reprodução)
Continua após publicidade

Não é à toa que muitos médicos e especialistas têm indicado a prática de esportes durante a quarentena. A atividade física estimula a liberação de endorfinas que estão ligadas à sensação de prazer e bem-estar. “A testosterona, produzida durante o exercício, também diminui os níveis de cortisol”, explica o endocrinologista especialista em esporte Francisco Tostes, do Rio de Janeiro. Escolha seu exercício para estresse favorito e relaxe.

Melhores exercícios para estresse

1 – Corrida (na esteira)

Sorte de quem pode contar com uma esteira em casa. “Durante o treino, sua mente deixa de ser bombardeada por tantos estímulos, como ligações e e-mails, o que ajuda com que ela se aquiete”, explica Raphael Zaremba, professor de psicologia do esporte da PUC-Rio. Mantenha um pace (ritmo) que o deixe confortável e esqueça suas preocupações. O corpo vai compensá-lo com a liberação das endorfinas. “Não existe uma tática perfeita para todo mundo. Algumas pessoas preferem longas distâncias e outras se dão melhor com tiros. O importante é se concentrar na respiração e na passada”, ressalta Halim Rached, diretor técnico do Clube de Corrida, em Campinas (SP).

2 – Dança

Se você é do time que acha a musculação muito chata, ou a corrida muito difícil, pode apostar na dança. “A dança, para muitas pessoas, é uma forma de alívio, um meio de expressão ou até mesmo um refúgio. Por ser uma atividade divertida, criativa e desafiadora, acaba sendo ideal para quem deseja se distrair e se concentrar em algo positivo”, indica a psicóloga Lilian Nobre. 

Continua após a publicidade

3 – Pilates

Para conectar mente e músculo, um dos princípios da técnica, você tem que mandar embora os pensamentos negativos. “O ritmo lento e longo da expiração é totalmente contrário à respiração ofegante de quem está estressado, o que ajuda a acalmar”, diz Eliane Coutinho, instrutora de pilates e pesquisadora da USP, de São Paulo. E o alongamento da aula relaxa ombros, costas e punhos – regiões que costumam sofrer com as horas extras no escritório.

4 – Boxe

“Os socos ajudam a extravasar qualquer sentimento negativo”, diz o coach de boxe Rodrigo Leite, de São Paulo. O Bob, boneco de borracha, é perfeito para deixar em casa. Faça 3 minutos de socos variados e você se sentirá muito mais leve.

5 – Ioga

A ioga é uma grande aliada do combate à ansiedade. “Na realidade, ela tira você do estado ansioso. Com a ajuda de um bom professor e uma boa metodologia, a prática te ajuda a pensar menos — ou então nem pensar em nada”, explica Francisco Kaiut, criador do Kaiut Yoga. E fugir do turbilhão de pensamentos que às vezes atropelam a nossa cabeça parece maravilhoso, não?

Exercícios para estresse sem exageros

Cuidado para não extrapolar na quantidade ou na intensidade do treino. “A atividade física produz um nível saudável de cortisol no organismo. Mas pode ser perigosa se você não estiver preparado para ela”, alerta Victória Borba, da Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia, de Curitiba. Em excesso, os exercícios para estresse podem ter o efeito contrário. “As consequências vão desde fadiga e cansaço até perda da libido, distúrbio do sono e depressão”, diz o médico do esporte Roberto Ranzini, de São Paulo. Para não errar a mão, o melhor é avançar aos poucos. Assim, você evita a sobrecarga e ainda comemora uma nova conquista a cada treino.

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.