Na companhia de Chicão, um buldogue francês, Bianca Bin adora caminhar ou pedalar pela orla carioca. Embora prefira exercícios ao ar livre e seja avessa a academia, a atriz intensificou os treinos de força a pedido de Mauro Mendonça Filho, diretor de O Outro Lado do Paraíso, novela das 21h da da Globo.
“Por mim, só faria pernas, abdominal e glúteos. [risos] Só que, para essa nova fase da Clara, pensamos que seria bom que eu ganhasse braços e costas mais definidos para trazer mais peso e ajudar a contar a metamorfose da personagem”, explica Bianca, que há dois anos é orientada pelo personal Sydney Pinheiro, do Rio de Janeiro. Cuidar do corpo virou hábito. “Tenho condromalacia patelar, uma inflamaçãozinha no joelho, que dói, incomoda. Não há outro jeito: tem que fortalecer. E fico muito feliz quando treino, porque a endorfina me dá um gás extra que torna meu dia muito mais produtivo.”
GymPass BOA FORMA: treine em mais de 12 mil academias por um valor fixo
De três a cinco vezes por semana, a atriz alterna exercícios funcionais com isometria e um pouco de hipertrofia. “Não exageramos no aeróbico por causa do joelho e porque ela é bem magrinha – o foco está em ganhar fôlego mesmo. Já o trabalho de definição é casca-grossa!”, garante Sydney.
A seguir, ele revela a sequência atual de Bianca para tonificar braços, ombros, costas e core.
Treino de membros superiores
Repita cada exercícios 3 vezes, de 8 a 12 repetições.
1. Bíceps rosca direta
a. De pé, segure um halter em cada mão e estenda os braços ao lado do corpo.
b. Flexione os cotovelos levando os pesos até o peitoral.
2. Tríceps unilateral
a. De pé, com o corpo inclinado para a frente, apoie uma das mãos no joelho da frente e, com a outra, segure o halter.
b. Estenda o cotovelo para trás. Repita do outro lado.
3. Supino inclinado com halteres
a. Sentada no banco inclinado, flexione os braços, segurando os halteres na altura dos ombros.
b. Estenda os braços em direção ao teto.
4. Remada baixa
Sente-se no colchonete e segure os pegadores da máquina com os braços estendidos. Puxe os pegadores na direção do peito ao mesmo tempo que estica as pernas. Flexione as pernas e estenda os braços novamente na posição inicial.
Treino de abdômen
Repita cada exercícios 3 ou 4 vezes, de 12 a 20 repetições.
5. Elevação de quadril no banco inclinado
Deite-se no banco inclinado, segurando na parte superior. Eleve o quadril com os joelhos estendidos e volte de forma lenta à posição inicial.
6. Abdominal no solo
Deitada de barriga para cima, com a coluna apoiada no colchonete, suba e desça o tronco, expirando na ida e inspirando na volta.
7. Abdominal no banco inclinado
Deitada no banco com os pés presos no suporte, suba e desça o tronco.
8. Prancha frontal
Deitada de barriga para baixo, apoie os antebraços e a ponta dos pés no solo, formando uma linha reta dos ombros até os cotovelos. Com o tronco elevado, mantenha o corpo alinhado e os músculos do core contraídos. Permaneça de 30 a 45 segundos.
9. Flexão lateral do tronco no banco
Apoie a lateral do corpo (até o quadril) no banco com os braços próximos à cabeça. Faça uma flexão lateral, elevando o tronco com o máximo de amplitude possível.
Nadando contra a corrente
Os preparativos físicos para viver Clara começaram bem antes de a novela estrear. Em abril de 2017, Bianca, que mal sabia nadar e tinha até um trauma de infância, passou a treinar natação com a professora Juliana Rosa, do Rio de Janeiro. “A Clara é uma personagem que cresceu nadando em rio, vencendo correnteza. Eu sempre fui pé de barro, nunca fui muito íntima da água. Tenho até uma fobia de leve, porque quase me afoguei no mar uma vez, quando tinha uns 6 anos”, conta Bianca.
Duas vezes por semana, ela caía na piscina por 40 minutos a uma hora. “Fazíamos um treino bem específico para a cena em que a personagem toma um caldo no mar. Treinamos a resistência e a apneia, e ela teve um grande benefício cardiorrespiratório, ficou mais preparada na parte aeróbica e ganhou tônus muscular”, aponta Juliana, que só levou Bianca para a praia na reta final da preparação.
Assine nossa newsletter e fique por dentro das últimas notícias de BOA FORMA
Feita a tal cena em que Clara quase se afoga, a atriz mantém as braçadas na rotina de exercícios sempre que dá tempo. “Agora, é um treino mais tranquilinho”, diz a professora. Até porque Bianca prefere mesmo manter os pés no chão, seja na quadra, seja no tatame – ela já praticou, ao longo da vida, handebol, futebol de salão, muay thai, kickboxing e capoeira.