Continua após publicidade

Estudo: 20 minutos diários de treino intenso melhoram a memória

Segundo pesquisa canadense, essa é uma atitude importante na prevenção de Alzheimer e outras demências

Por Redação BOA FORMA
Atualizado em 21 out 2024, 17h29 - Publicado em 29 nov 2017, 14h18

Você costuma esquecer as coisas? Se preocupa em se prevenir de doenças como Alzheimer e Parkinson? Dica: intensifique seus treinos (ou comece a se mexer). É a recomendação de cientistas da Universidade McMaster, no Canadá, que divulgaram recentemente um trabalho apontando os benefícios da atividade física para a memória.

Leia mais: 6 alimentos que melhoram a memória para entrar no seu cardápio já

O estudo, publicado na revista científica Journal of Cognitive Neuroscience, acompanhou, durante seis semanas, 95 homens e mulheres adultos, que foram divididos em três grupos. Um deles praticou apenas exercícios físicos; o outro combinou malhação com treinamento cognitivo; e o terceiro se manteve sedentário e não fez procedimentos para afiar a mente.

Os especialistas avaliaram as alterações que aconteceram tanto na performance física quanto na memória dos participantes. E os resultados foram animadores: quem praticou 20 minutos de atividade intensa ao longo do período de avaliação teve melhoras significativas na capacidade de guardar fatos, imagens e experiências. Isso se mostrou ainda mais importante para um tipo de memória que nos permite distinguir informações novas das antigas.

Continua após a publicidade

Entenda: A corrida melhora a memória e o raciocínio, diz estudo

Outro efeito notado pelos estudiosos foi um aumento de uma proteína responsável pelo crescimento, funcionamento e sobrevivência de células cerebrais. “Isso explica a relação já estabelecida entre exercícios aeróbicos e melhor desempenho acadêmico”, analisa Jennifer Heisz, principal autora da investigação.

Para os pesquisadores canadenses, o trabalho revela a importância de levar uma vida ativa, principalmente quando se trata de garantir uma saúde melhor no futuro. “Na terceira idade, esperamos ver benefícios em indivíduos com problemas de memória causados por demências”, diz Jennifer. Então, não se esqueça de treinar hoje, hein?

Continua após a publicidade

Assine nossa newsletter e fique por dentro das últimas notícias de BOA FORMA

Publicidade
Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.