Estes exercícios vão trabalhar partes do seu abdômen que você nem conhece
Porque essa parte do seu corpo vai muito além do tanquinho
Quando se fala em core definido, muitas pessoas já imaginam aquela barriga chapada e cheia de gominhos. Pois saiba que o abdômen vai muito além disso: ele envolve tudo o que está entre os ombros e o quadril, passando pelos músculos oblíquos (laterais) e as estruturas que sustentam a espinha dorsal.
Veja também: Pranchas turbinadas para chapar a barriga
E é importante que tudo isso funcione bem para que a gente consiga realizar atividades básicas do dia a dia, como andar, sentar ou guardar as compras do supermercado. Daí a importância de malhar mais do que o músculo reto (o famoso tanquinho). Para ajudar você a cumprir essa missão selecionamos alguns exercícios que prometem trabalhar de forma completa essa parte do corpo. Dá uma olhada:
Apoie os antebraços, afastados na largura dos ombros, e a meia ponta. Erga o tronco e mantenha a posição com o abdômen bem contraído.
Ponte
Na mesma posição do exercício anterior, ao elevar o quadril, mantenha os joelhos flexionados e os pés apoiados totalmente no solo. O corpo deve formar uma linha reta dos joelhos aos ombros. Já o pescoço fica na diagonal e o olhar, para cima. Não deixe o bumbum cair.
Elevação pélvica unilateral
(a) Deitada de costas, flexione os joelhos e ponha um disco embaixo do pé direito. (b) Eleve os quadris, mantendo a perna esquerda semiflexionada, pés para o teto e volte. Finalize as séries e repita com a perna direita.
Prancha lateral
De lado, com o antebraço direito apoiado no chão, o braço esquerdo estendido para o alto e as pernas estendidas e unidas. Os quadris ficam fora do chão, a cabeça, alinhada com o pescoço, e o corpo formando uma linha reta dos tornozelos aos ombros.
Abdominal inferior
(a) Os braços ficam próximos ao corpo e as pernas estendidas e desencostadas do solo. (b) Erga as pernas a 90° e eleve o quadril de forma controlada.
Escalada
De barriga para baixo, braços alinhados com os ombros, mãos e ponta dos pés apoiados no chão. Suba o corpo, formando uma linha o mais reta possível da cabeça aos tornozelos. Puxe um joelho em direção ao peito, volte e repita com o outro. Alterne a movimentação por 60 a 90 segundos.