Dicas de nutrição e beleza para quem faz exercícios ao ar livre
Veja como garantir a proteção da pele e uma alimentação adequada nos dias de sol intenso e exercício ao ar livre
Ao treinar em um ambiente mais quente (longe do ar condicionado da academia), você precisa ingerir mais água e mais fontes de carboidrato. “Só o fato de o organismo tentar equalizar a temperatura externa com a do corpo já faz com que a atividade ao ar livre seja mais extenuante”, diz a nutricionista Nathália Fonseca, do Rio de Janeiro.
Assine nossa newsletter e fique por dentro das últimas notícias de BOA FORMA
Antes da corrida, coma frutas (banana, manga ou suco de laranja são boas opções). “Repor os minerais perdidos, como o sódio e o potássio, é fundamental para evitar câimbras e lesões.”
Hidrate-se antes, durante e depois da atividade – se faltar água, a dos músculos será usada. Também leve com você um punhado de castanhas salgadas e damasco, para o caso de sua pressão cair.
Para proteger pele e cabelo durante o treino ao ar livre nos dias de verão, siga estas dicas da dermatologista Thaís Guerreiro, de São Paulo:
- Escolha um filtro solar que seja exclusivamente físico (está escrito na embalagem) – eles não causam reação alérgica.
- Vá de boné. “Eu tive um câncer de pele porque esquecia de proteger a área da testa que é próxima ao couro cabeludo”, confessa Thaís.
- Aplique máscara capilar nos fios – elas criam uma espécie de envelope na haste – e sempre lave o cabelo para eliminar a poluição, o suor e os demais resíduos.
- Passe o bastão labial em volta dos olhos, já que a composição mais oleosa não escorre.
- Use hidratante no rosto e no corpo para melhorar a elasticidade da pele e diminuir o efeito dos agressores externos.