Continua após publicidade

Ciclismo: conheça as modalidades e escolha a que mais tem a ver com você

Na rua, na natureza ou na academia, o esporte agrada diferentes tribos

Por Amanda Panteri
Atualizado em 21 out 2024, 17h29 - Publicado em 1 mar 2019, 14h03
O que é watts no ciclismo
 (jacoblund/Thinkstock/Getty Images)
Continua após publicidade

Queima gordura, desenha os músculos e preserva as articulações, além de você ainda conseguir sentir o ventinho no rosto como se estivesse correndo. As vantagens da bicicleta são muitas, mas andar nas rodovias e ruas da cidade não é a única opção que existe. Tem modalidade para quem não curte tomar chuva e até para quem ama um esporte radical.

Indoor

Ciclismo: conheça as modalidades e escolha a que mais tem a ver com você
(SARINYAPINNGAM/Thinkstock/Getty Images)

É a queridinha de muita gente que não sai da academia. As aulas de ciclismo indoor geralmente não pedem equipamentos específicos, como o capacete e sapatilhas típicas dos atletas, e são feitas em ambientes fechados, bem longe das chuvas e ventanias.

Continua após a publicidade

Perfeita para quem quer aumentar o condicionamento físico mas ainda não se sente segura para pedalar ao lado dos carros e pedestres. Os equipamentos ainda possibilitam o aumento e a diminuição na carga, ou seja, a força que você terá que fazer, e os professores utilizam essa característica para deixar o treino mais divertido — junto com uma música animada.

Estrada

View this post on Instagram

Renatinha na pixxxxxta! 🚴🏼‍♀️💨 📷@gazelafotos . . . #pelotaodasminas #iamspecialized #issoéserpedalurbano #marchonbrasil #nikevision #whatsworthit #embaixadoraspecialized

A post shared by Renata Mesquita (@renatinhamesquita_) on

Continua após a publicidade

O nome já diz: é a modalidade em que você vai para a rua praticar e competir. “As bicicletas utilizadas são chamadas de speed porque têm uma aerodinâmica pensada para atingir altas velocidades”, afirma o atleta Eduardo Machado Pereira, presidente da Federação Paranaense de Ciclismo.

Mountain bike

View this post on Instagram

A post shared by Jessica Elizalde (@jeelizalde) on

Continua após a publicidade

Desafio é a palavra-chave. No mountain bike, você tem que estar preparada para circuitos naturais (terra, areia, cascalho, lama). “Os equipamentos precisam ser bem resistentes e ter amortecimento para neutralizar grandes impactos”, orienta Eduardo.

Down Hill

View this post on Instagram

Have a blessed and laid-back 2.Advent everyone! 😁 🕯🕯pictur @brey_photography

A post shared by ENDUROCKET | JANINA (@endurocket) on

Continua após a publicidade

Parkour na bike? Quase isso. “Você desce escadarias, montanhas, morros ou obstáculos”. Isso acaba exigindo mais das articulações, claro, e você quase não utiliza o banco da bicicleta, fortalecendo as pernas.

Bmx

View this post on Instagram

Una pequeña linea con trucos que me gustan mucho 🦄💜 #bmx #bmxgirl #bmxgirls #bmxbike #bmxmexico #bmxshop #bmx #bmxposser #mxvans 📽 @java_bigotes Tienda de bmx 👉@thebmxposser 👈

A post shared by BMX Girl (@abiinietobmx) on

Continua após a publicidade

Pode ser chamada também de bicicross, é uma espécie de corrida sob duas rodas que envolve acrobacias e diversos obstáculos. “O circuito com certeza é menor do que na corrida em estradas, mas exige bastante preparo físico”, afirma o atleta. O bmx racing é feito geralmente em estradas de terra, enquanto o freestyle em pistas de skate.

Paraciclismo

https://www.instagram.com/p/Bsb32Q4BhTj/

Praticado por quem possui algum tipo de deficiência nas pernas. A prática é realizada por meio de handbikes, triciclos e equipamentos adaptados.

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.