6 estratégias para acabar com o cansaço pela manhã e treinar melhor
Conversamos com um especialista do sono e um personal trainer para ajudar você a espantar a preguiça matinal
Se acordar cedinho já está difícil, encontrar disposição para ir à academia assim que o dia amanhece é tarefa impossível, certo? Errado! Sua briga com o modo soneca do celular não precisa mais ter apenas um vencedor – no caso, a vontade de ficar na cama. Ao colocar as estratégias a seguir em prática, você só vai precisar escolher uma playlist animada, separar o fone de ouvido e partir para a malhação!
1. Controle seu descanso diário
Fazer a Bela Adormecida e passar horas a fio deitada pode, ironicamente, minar sua disposição. “Dormir demais não é um bom hábito porque nos faz acordar fatigados, como se tivéssemos descansado pouco”, diz o médico otorrinolaringologista Alfredo Lara Gaillard, de São Paulo. Qual a medida segura? Especialistas recomendam algo em torno de sete a nove horas de repouso.
2. Adapte seu cardápio
Evite comer nas duas horas que antecedem sua ida à cama – e essa última refeição deve ser leve, rica em proteínas e com menor quantidade de carboidrato. Bebidas alcoólicas ou café estão vetadas. “Como elas funcionam como estimulantes para o organismo, podem causar dificuldades para pegar no sono”, explica Alfredo. Daí, no dia seguinte, você já sabe: o cansaço certamente vai aparecer.
3. Vá com calma
Tenha em mente que um novo hábito não é assimilado do dia para a noite. “O organismo se adapta à rotina, mas necessita cerca de 90 dias de prática para se acostumar a um novo estímulo”, diz o médico. Por isso, não fique frustrada se você só pensa em apertar o botão soneca toda vez que o despertador toca pela manhã: de acordo com o preparador físico Thiago Pugliesi, criador do método Total HIIT, com a melhora na condição física, sua disposição certamente também vai aumentar. “Paciência é a palavra-chave”, comenta.
4. Não pule o café da manhã
A alimentação antes do treino garante parte da energia de que você vai precisar na academia. Mas, para não prejudicar seu desempenho, realize a primeira refeição do dia pelo menos meia hora antes de começar sua planinha e fique com opções leves, como estes lanches para comer no pré-treino.
5. Tire uma soneca
Se sua agenda permite encaixar alguns “Zzzzzz” no meio da tarde, talvez seja uma boa ideia tirar um cochilo vespertino – e, assim, despertar com facilidade no dia seguinte. Só não passe mais de vinte minutos no sofá: um tempo maior que esse pode prejudicar sua rotina noturna.
GymPass BOA FORMA: treine em mais de 12 mil academias por um valor fixo
6. Crie um ambiente favorável
Seu quarto faz toda a diferença na qualidade do seu sono. “O lugar precisa ser silencioso, escuro e estar com uma temperatura amena”, recomenda Alfredo. Para uma noite tranquila, o ideal é que você também não encare exercícios pesados depois que o sol se põe. “As pessoas que fazem treinos muito intensos nesse período do dia têm mais dificuldade para dormir devido a aceleração do metabolismo”, comenta Thiago.
Como você percebeu, não existe método milagroso para sair dos lençóis animadona. Mas se as recomendações acima já fazem parte do seu dia a dia e a indisposição ainda dá as caras, talvez seja a hora de procurar um especialista para investigar se alguma doença está boicotando sua energia. “Condições como a apneia do sono e a síndrome de pernas inquietas atrapalham muito a qualidade do sono”, adverte Alfredo.