3 modismos fitness para evitar quando for à academia
Apesar de populares, certas tendências, como fazer muitos abdominais de uma só vez, podem atrapalhar seus resultados – e até machucar seu corpo
1. Séries de 100 abdominais
Se o que você quer é um abdômen chapado, pule fora dessa furada. Exagerar nos abdominais não vai definir os músculos da região, especialmente se você tiver excesso de gordura localizada. Além disso, quanto maior o número de repetições, maior a chance de você realizar o exercício de forma errada. “Os movimentos devem ser feitos em um ritmo seguro e da maneira correta, caso contrário não trará benefícios”, diz Eduardo Netto, diretor técnico da Bodytech, em São Paulo.
Leia mais: Ballet fitness: treino que desenha o corpo e queima 740 calorias
2. Uso de pesos durante as sessões de cárdio
Você pode até achar que apostar em halteres ou caneleiras durante os exercícios vai ajudá-la a queimar mais calorias, mas a verdade é que a tática não só não faz com que o corpo toste os pneuzinhos como aumenta o risco de stress das articulações e de lesões. “Um estudo realizado por pesquisadores da Universidade do Novo México, nos Estados Unidos, mediu os efeitos de uso de pesos em exercícios aeróbicos no longo prazo e descobriu que pessoas utilizam esses acessórios na hora do treino não obtêm resultados melhores”, revela Eduardo.
3. Hot ioga quente demais
Ela vem conquistando cada vez mais espaço nas academias, mas é preciso atenção ao aderir às aulas já que o calor dá a impressão de que seu corpo é mais flexível do que na realidade — o que eleva o risco de distender os músculos, por exemplo. “Além disso, o exercício em um ambiente quente demais pode causar tonturas, cãibras e náuseas”, enumera o especialista. Por isso, antes de encarar uma sessão de hot ioga, beba bastante água e reflita sobre os limites de seu corpo.
Fique por dentro de tudo o que rola no mundo fitness com a newsletter da BOA FORMA