Vídeos com sons esquisitos podem ser solução para dormir melhor
Imagens inusitadas que estão bombando na internet prometem relaxamento imediato. Será?
Quem já teve ou tem dificuldade para pegar no sono sabe quão desesperador é passar a noite inteira sem pregar os olhos. Para driblar a insônia, especilistas indicam se desligar do celular e das redes sociais antes de ir para a cama – mas, vários usuários da internet estão fazendo o contrário e dizendo que o segredo para relaxar a mente é ficar conectados.
A solução desse grupo para descansar melhor é um novo método chamado ASMR (sigla em inglês para Resposta Sensorial Autônoma do Meridiano), que ganhou milhões de seguidores na plataforma Youtube com vídeos de sons inusitados. O conteúdo promete causar arrepios, relaxamento e até sonolência por meio de uma sensação de formigamento na nuca, no couro cabeludo ou em regiões periféricas do corpo.
O que rola nos vídeos de ASMR
[youtube https://www.youtube.com/watch?v=JYBo_Nt3uQo&w=560&h=315%5D
Pode parecer estranho num primeiro momento, mas o conteúdo tranquilizador traz pessoas falando baixinho, fazendo barulhos com as mãos, unhas e objetos dos mais variados – desde pincéis até capinhas de celular. “Não sinto nada quando vejo meus próprios vídeos porque acho que já estou acostumada com a minha voz, mas quando acesso outros canais, sinto conforto com sons de pessoas desembrulhando algo e tocando na tela da câmera”, conta Carol Rossi, dona do maior canal brasileiro de ASMR do Youtube (já são mais de meio milhão de seguidores), o Sweet Carol.
A youtuber descobriu o método após um comentário em um vídeo no qual ela falava sobre maquiagem. “Uma pessoa disse que eu tinha a voz propícia para isso, então fui pesquisar o que era. Percebi que essas sensações sempre estiveram presentes na minha infância: sentia uns arrepios quando via gente embrulhando presentes ou com a voz de alguns professores.”
O seu primeiro conteúdo sobre o assunto foi publicado em 2015 com o título “ASMR para dar soninho” e tem 600 mil visualizações. Com uma câmera amadora, ela estimula quem assiste batendo as unhas em uma embalagem de maquiagem, folheando um livro e mexendo na escova de cabelo, tudo “no amadorismo mesmo”. Hoje, a youtuber já conta com um microfone de mais de 4 mil reais que imita barulhos bem próximos do ouvido, e conta com mais de 1 500 visualizações diárias.
Contudo, isso pode não ser eficaz para todo mundo. “Tem gente que diz que não sente nada, como o meu namorado”, afirma. “Outros ainda afirmam que não os suportam – é o caso de quem sofre com uma doença chamada misofonia”.
Assine nossa newsletter e fique por dentro das últimas notícias de BOA FORMA
E aí, quer descobrir de você sente alguma coisa? Corre lá para descobrir, mas não esquece o fone de ouvido para ouvir tudo bem de pertinho.