Se o Brasil vai ganhar o título de hexacampeão da Copa do Mundo em 2018 a gente não sabe – mas as estatísticas dizem que sim. Um levantamento feito pelo banco de investimentos americano Goldman Sachs aponta que a seleção com maior probabilidade de levar o troféu da 21ª edição do campeonato é a brasileira. Segundo a previsão, nosso adversário na final será a Alemanha.
Os números divulgados no Global Macro Research The World Cup and Economics 2018, publicado nesta segunda-feira (11), mostram que o time verde e amarelo é o mais forte – com o melhor índice de performance nas últimas partidas, jogadores talentosos e maior número de vitórias recentemente.
A disputa pelo segundo lugar do ranking foi acirrada entre França e Alemanha. Aliás, o banco acredita que, se essas duas seleções trocassem de grupo, a final seria entre Brasil e França – mas, ainda assim, nós sairíamos vitoriosos. Espanha pode ter dificuldade ao enfrentar Portugal, França e Brasil, o que diminui a probabilidade de a equipe de Gerard Piqué levantar a taça. Já a Argentina deve perder para Portugal nas quartas-de-final, diz o relatório. E os russos, que sediam a competição, não devem passar da fase de grupos.
Assine nossa newsletter e fique por dentro das últimas notícias de BOA FORMA
Como a previsão foi feita
Para essas estatísticas, a equipe do Goldman Sachs inseriu dados sobre as características dos times, dos jogadores e o desempenho das equipes em partidas recentes em quatro máquinas. Por meio de técnicas de inteligência artificial, essas informações foram comparadas com o número de gols das seleções nos últimos jogos. E assim, foram selecionadas as variáveis que seriam consideradas para prever os resultados das partidas na Copa.
Isso é confiável?
Essa pergunta é feita no próprio relatório. Os autores asseguram que usaram métodos de ponta para as estatísticas, mas é claro que, na prática, ainda há muitas incertezas. “Simplesmente porque futebol é um jogo um tanto imprevisível. E esse é o motivo pelo qual será tão emocionante assistir à Copa do Mundo”, finalizam. E aí, qual seu palpite?