“Era uma vez…”. A frase clássica dos livros infantis me levava direto a um reino mágico, com personagens, estórias e muita imaginação. Nasci em uma família em que a leitura era sempre estimulada. Tenho a memória viva de meus pais e seus livros de cabeceira. Em nossa casa, guardávamos enciclopédias e coleções de livros. Ler nunca nos foi imposto, mas sim, oferecido!
Cresci, mas os antigos hábitos foram mantidos: ainda leio obras em papel e costumo devorar ao menos uma por mês (200 páginas), ligada a algum tema do meu interesse – e faço questão de passar esse interesse aos meus filhos!
Para mim, o livro proporciona uma experiência de transporte quase imediato a uma dimensão a que só nós temos acesso e que construímos a partir dos detalhes presentes nas páginas. É aquele momento em que estamos conosco, com nossas intenções e nossos pensamentos.
É sabido que a leitura estimula a memória, a compreensão e também exercita o cérebro, afastando doenças como o Alzheimer – inclusive, a Inglaterra até chegou a incluir a biblioterapia (disciplina em que a leitura de livros é usada como recurso terapêutico) como alternativa de tratamento de problemas como ansiedade, stress e depressão. Quem ganha também é a comunição: quando compreendemos melhor as palavras, tornamos nossa fala e escrita mais compreensíveis, lineares e esclarecidas.
Assine nossa newsletter e fique por dentro das últimas notícias de BOA FORMA
Só que, assim como acontece com todo hábito, o que importa aqui é manter a prática constantemente. Então, minha dica é que você reserve pelo menos meia hora do seu dia para se concentrar na leitura de um livro ou até mesmo de jornais e revistas. Esse período é muito longo para começar? Diminua para 10 ou 15 minutos e vá aumentando a duração gradualmente. Escolha um lugar agradável e confortável. Leve consigo sua bebida favorita ou até mesmo um snack saudável. Também procure se desconectar do mundo de fora – fique longe de aparelhos eletrônicos, como celulares e tablets – e estar à vontade com você.
Aqui, listo 12 bons motivos para você adotar o costume de viajar em novas histórias:
- A leitura estimula a memória, expandindo a capacidade de nossa mente;
- É combustível inesgotável para a imaginação;
- Ensina palavras, instrumento para expressar nossos sentimentos;
- Ajuda a compreender o mundo e melhora a autocompreensão;
- Aumenta o poder crítico;
- Dá a possibilidade de experimentação sem, de fato, experimentar fisicamente;
- Auxilia na escrita e escuta mais naturais;
- Eleva a autoestima;
- Não dá espaço para a solidão – estamos sempre acompanhadas;
- Constrói sonhos e nos empurra à realização deles;
- Previne doenças degenerativas, como o Alzhemeir;
- Ajuda na prevenção de distúrbios mentais, como ansiedade e depressão.
Que tal já escolher seu livro, reservar um tempinho e dar uma escapadinha?
Experimente novos #escapes, faça menos do mesmo e até a próxima semana!